novembro 16, 2012

Novena das três ave-marias




Novena das Três Ave-Marias

I. Oh! Maria, Virgem Poderosa, para a qual nada é impossível: vos suplico, pelos poderes com que vos distinguiu Deus Pai Onipotente, que me socorrais na presente necessidade.
E, se pois podeis valer-me, não me abandoneis, Oh! Advogada das causas mais desesperadas.
Nisto está interessada a glória de Deus, vossa honra e o bem de minha alma.
Se, pois, como o suponho, a graça que peço está conforme com a amabilíssima e santíssima vontade de Deus, intercedei, onipotência suplicante, por mim ante vosso Filho, que nada vos pode negar.
De novo vos peço por esse poder ilimitado que vos comunicou o Pai Celestial, enquanto, para celebrá-lo, vos digo com Santa Matilde, a quem revelastes a prática saudável das três Ave-Marias:

Rezar a primeira Ave-Maria.


II. Puríssima Virgem, justamente chamada Trono da Sabedoria porque em Vós morou a sabedoria incriada, o Verbo de Deus e vos comunicou toda a plenitude de sua divina ciência na medida que podia participa-la a mais perfeita de todas as criaturas ... Vós sabeis bem quão grande é minha necessidade que tenho de vosso auxílio.
Me abandono, pois, de todo em vossas mãos confiando que em vossa divina sabedoria ordenareis tudo com força e suavidade à maior glória de Deus e proveito de minha alma e que pelos meios mais convenientes acudireis a socorrer minha necessidade.
Oh! Maria da divina sabedoria!, dignai-vos alcançar-me o dito favor que solicito.
Vos peço por essa inefável sabedoria com que o Verbo, Filho vosso, ilustrou vossa inteligência, enquanto para celebrá-la, vos digo com Santo Antônio de Pádua e São Leonardo de Porto Maurício, zelosíssimos propagadores das três Ave-Marias:

Rezar a segunda Ave-Maria.

III. Oh! Mãe terna e amável, verdadeira Mãe de Misericórdia!, Que nestes últimos tempos vos haveis chamado, vós mesma, "Mãe toda misericórdia", a Vós acudo para que useis comigo a compaixão e bondade, com maior força quanto maior é minha miséria.
Bem sei que de maneira alguma sou merecedor da graça que de Vós espero, já que tantas vezes tenho falhado, ofendendo a vosso Divino Filho.
Culpado sou, mas estou sinceramente arrependido de haver traspassado com meus pecados o amante Coração de Jesus e o vosso.
Não sois Vós, por outra parte, segundo o revelastes a vossa serva Santa Brígida, a "Mãe dos pecadores arrependidos"?.
Perdoai-me, pois, minhas passadas ingratidões e, tendo só em conta vossa misericórdiosa bondade e a glória que de ela resultará para Deus e para Vós mesma, obtende da divina misericórdia a graça que imploro mediante vossa intercessão.
Oh! Vós, a quem ninguém tem implorado em vão!, Oh! celestial, Oh! piedosa, Oh! Doce Virgem Maria!, digai-vos socorrer-me; vos peço por essa misericordiosa bondade de que em favor vosso vos tem enchido o Espírito Santo, enquanto para celebrá-la, vos digo com São Alfonso de Ligório, incomparável apóstolo de vossa misericórdia e autor das três Ave-Marias:

Rezar a terceira Ave-Maria.

Ao final se diz por três vezes:
"Maria, mãe minha, livrai-me de cair em pecado mortal!

Novena ao coração doloroso e imaculado de Maria



A NOVENA DE CONFIANÇA E GRATIDÃO
AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA

1. UM MEIO DE HONRAR O MISTÉRIO DA REDENÇÃO
Os meios mais simples, em espiritualidade, são também os melhores. Nenhum aliás, é pequeno se ele permite a união mais íntima com DEUS, e com a MÃE de JESUS CRISTO. Além disso, uma fórmula deve estar ao alcance do mais humilde: rica, mas adaptada, à imagem do próprio "PAI Nosso”.
É nesse espírito que foi idealizada e redigida a Novena de Confiança e Gratidão ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria. Ela merece ser apreciada, pela doutrina que lembra, pelos sentimentos que inspira, pelas resoluções que provoca.
Não é uma receita para obter graças; é, antes de tudo, um agradecimento ao Coração Doloroso de Maria por tudo o que Ela fez em favor da humanidade culpada. É, também, um compro­misso de conversão. Não é, portanto, para admirar que, sugerindo tais disposições de alma, o uso que dela se faz tenha sido recompensado por numerosos favores celestes, espirituais e temporais. (Pe. Jean Ladame - Superior dos Capelães de Paray-Ie-Mon!al, cidade das aparições de JESUS a S. Margarida Maria)

2. OBJETIVOS DA NOVENA
 - Ajudar as almas a descobrir as dores do Coração de Maria e a partilhar a sua compaixão pela Paixão do Divino Sal­vador.
 - Honrar e oferecer estas dores em espírito de gratidão e intercessão, para obter as graças de que precisamos.
 - Incitar a progredir na vida cristã na escola do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, pela oferta dos sofrimentos e das dificuldades de cada dia, unidas ao Sacrifício de CRISTO, para cooperar na Redenção.
"Dirijamo-nos todos, com confiança, ao CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA, a dulcíssima Mãe de JESUS e nossa Mãe, a fim de que, por sua poderosa intercessão, Ela obtenha de seu divino Filho a volta da paz e da tranqüilidade”. ((Carta de S.S. Bento XV ao Cardeal Vanutelli: Decano Sacro Colégio, na data de 30 de maio de 1915 (Ata SS. 1915 - p. 154).Primeiro Documento Pontifício, se referindo à Invocação).

3. MODO DE FAZER A NOVENA
1. Leitura do texto: Correspondente para cada dia.
2. Uma das duas consagrações: "Consagração de uma pessoa" (Novena feita por uma pessoa a sós ou em grupo) ou "Consagração dos fiéis" (Novena feita nas Igrejas).
A Consagração é o ato de fé da pessoa que entrega a sua vida e a sua alma à guarda de Nossa Senhora.
3. Rezar em seguida um mistério (uma dezena) do Rosário. As pessoas que têm o costume de rezar o Terço diariamente, não estão obrigadas a rezar um mistério suplementar.
Sendo o Santo Sacrifício da Missa o ato religioso mais perfeito e a oração de ação de graças e de intercessão, a mais poderosa, as pessoas que o puderem fazer são convidadas a, durante a Novena, assistir à Santa Missa, a confessar-se e a comungar. Pode-se, evidentemente, fazer a Novena, mesmo que não seja possível satisfazer a estas condições.

4. A ANUNCIAÇÃO: Prelúdio do mistério da salvação
“Ave, cheia de graça, o Senhor é convosco”. (Lc 1,28)
O Coração Doloroso e Imaculado de Maria é Aquele que JESUS quis para a incomparável perfeição de sua Mãe. A Imaculada Conceição tornava-A tão semelhante quanto possível à sua Santidade infinita, e os sofrimentos da sua vida e da sua Paixão fizeram de Maria a única Co-redentora com JESUS, único Redentor. Estes dois privilégios são mais caros ao Coração de JESUS do que todos os outros dons.
O FIM DESTA NOVENA é honrá-los e oferece-las à Majestade divina como o maior poder que temos para comover o Amor misericordioso do PAI e o Coração do FILHO. (François CHARMONT, S.J. - 1º de maio de 1.957)
Desejo uma larga difusão da Novena ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria. Pela lembrança das narrativas evangélicas da Redenção, ela excita à oração e à penitência, E PREPARA CONSAGRAÇÕES PESSOAIS OU COLETIVAS ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria. Os seus fru­tos aparecem já numerosos. Possa ela desenvolver-se, conservando uma perfeita submissão a todas as diretivas eventuais da nossa santa Mãe a Igreja. (Patrice FL YNN, Bispo de Nevers - 8 de fevereiro de 1.960.
           
            5. CONSAGRAÇÃO AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA
A ser rezada após a leitura do texto de cada dia.
CONSAGRAÇÃO DE UMA PESSOA (Composta por Berta Petit, Para Novena feita por uma pessoa a sós ou em grupo).
Coração Doloroso e Imaculado de Maria, morada divina e purificante, envolvei a minha alma na vossa maternidade, a fim de que, sempre fiel à voz de JESUS, ela corresponda ao seu amor e satisfaça à sua divina vontade.
Eu quero, ó minha Mãe, lembrar-me sem cessar da vossa Co-redenção, a fim de viver na intimidade do vosso Coração, unida em tudo ao Coração do vosso Divino Filho.
Prendei-me a este Coração pelas virtudes e dores do Vosso. Guardai-me sempre. Amém.
CONSAGRAÇÃO DOS FIÉIS. (Para Novena feita nas igrejas)
Coração de JESUS, trespassado pela lança, Vós que nos amais tanto e que tanto nos quereis salvar, fazei que Vos ame e que vos seja fiel. Para isso, ó meu Salvador Divino, eu venho consagrar-me ao Coração Doloroso e Imaculado de vossa Mãe bem-amada.
Sim, Santa Mãe de Deus, eu me consagro, eu me dou a vós inteiramente, para sempre, e me confio ao vosso Coração Doloroso e Imaculado. A fim de que me inspireis e me dirijais no amor e na gratidão para com vosso Divino Filho.
Vós, os dois Sagrados Corações de JESUS e de Maria, que sempre estivestes unidos para operar a nossa Redenção, salvai-nos, salvai a Igreja, salvai a nossa Pátria e o mundo, e tornai o meu coração semelhante aos vossos.Amém.
CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA,
ROGAl POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS.
(Invocação a ser rezada após cada consagração).

novembro 15, 2012

Maria, abençoai-me…

maria-mae-de-jesus-nossa-senhora
MARIA, minha querida e terna Mãe, colocai vossa mão sobre minha cabeça. Guardai minha mente, coração e sentidos, para que eu não cometa o pecado. Santificai meus pensamentos, sentimentos, palavras e ações, para que eu possa agradar a Vós e ao vosso Jesus e meu Deus. E assim, possa partilhar da vossa felicidade no céu. Jesus e Maria dai-me vossa bênção: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.... Amém.

Senhor, abençoa este lar, te rogamos. Para que venha a tua graça aos que nele habitam. Abençoa, Senhor, estas paredes que o cercam, A fim de resistir a todas as necessidades. Abençoa, Senhor, o telhado, Para que seja um amparo ante o inesperado, E abençoa suas portas, Para que, dia a dia, sempre se abram à alegria. Senhor, abençoa suas janelas amplas, A fim de que por elas entre a luz do Teu amor. Bendiz o fogo e o calor do fogão, E que a fumaça que sobe seja sinal de muita oração. Abençoa teus filhos que aqui vivem,Para que nunca se afastem de Ti. E a todos os que aqui habitam ou são acolhidos, Bendiz em Tua imensa bondade, para que vivam ungidos por Tua santidade. Amém

Oração a São Jorge


São Jorge e o Dragão


Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na Fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança abra os meus caminhos. Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer algum mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, a Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Ajudai-me a superar todo o desanimo e alcançar a graça que tanto preciso: (fazei aqui o seu pedido) Dai-me coragem e esperança fortalecei minha FÉ e auxiliai-me nesta necessidade.  Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Amém!
São Jorge rogai por nós!

Poderá gostar de :    oração de são cosme e damião
                              
                              oração de são francisco de assis

 
                        

 

novembro 13, 2012

Oração a São Francisco de Assis

Oração a São Francisco de Assis
Ó Senhor! Fazei de mim um instrumento da tua paz;
Onde há ódio, fazei que eu leve o amor;
Onde há ofensa, que eu leve o perdão;
Onde há discórdia, que eu leve a união;
Onde há dúvidas, que eu leve a fé;
Onde há erros, que eu leve a verdade;
Onde há desespero, que eu leve a esperança;
Onde há tristeza, que eu leve a alegria;
Onde há trevas, que eu leve a luz!

Ó Mestre! Fazei que eu procure menos ser consolado, do que consolar;
Ser compreendido, do que compreender;
Ser amado, do que amar...

Porquanto:
É dando, que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
É morrendo, que se vive para a vida eterna amém.

O que você crê, está de acordo com o que a Bíblia diz ?

Católicos e Evangélicos crêem num único Deus: o Pai; o Filho e o Espírito Santo. Compartilham da doutrina de que Cristo é o Salvador da humanidade, pela sua morte e ressurreição. Ambas ensinam a existência do céu e do inferno e aceitam a Bíblia Sagrada como a Palavra de Deus. Se há tanta concordância entre elas, porque caminham separadas? Este livreto o ajudará nessa questão e lhe responderá a inúmeras outras, baseadas na mais segura fonte de informação: a Bíblia Sagrada.
Nosso Senhor Jesus Cristo deixou registrado nas Escrituras um plano de salvação, plano este, que não vem de nenhuma religião ou de qualquer igreja. As igrejas foram instituídas por Jesus Cristo para evangelizar, orientar e manter o povo de Deus unido. Igreja não salva ninguém, quando afirmo isso, não desejo ofendê-lo, desmoralizá-lo e nem lhe apontar o dedo, mas apenas lembrá-lo das palavras do próprio Senhor Jesus Cristo que foram registradas no Evangelho de João 14:6: “Disse Jesus: Eu Sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
Esta passagem nos mostra que a salvação de nossas almas vem exclusivamente de Deus, segundo um plano que Ele mesmo estabeleceu. E este plano divino de salvação consiste em apenas duas coisas:
1-FÉ (fé para a salvação é confiar em Cristo como o único e suficiente salvador, portanto sua fé não deve ser depositada em imagens e estatuetas religiosas, pois, elas são feitas por mãos humanas, e sem qualquer condição de lhe ouvir e o socorrer).
2-ARREPENDIMENTO (arrependimento não significa fazer penitência ou praticar ritos que são tradicionais na igreja, mas sim mudança de caráter, atitudes e de pensamentos).
Hoje em dia muitas pessoas dizem que adoram a Jesus Cristo, mas usam de métodos que Ele nunca autorizou. Essas pessoas aceitam formas errôneas de adoração, simplesmente porque lhes disseram que era assim. Veja você mesmo: Onde você encontra na Bíblia autorização para se batizar recém-nascidos? Onde você encontra na Bíblia que para ser um líder ou uma autoridade da igreja, essa pessoa têm que ser solteira e fazer voto de castidade? Onde você encontra na Bíblia que existem santos e santas que fazem mediação entre Deus e os homens, se em 1Timóteo 2:5 a Bíblia afirma que só há um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo? Deus rejeita tudo aquilo que vai contra a Sua Palavra e contra aquilo que Ele ordenou, portanto ao terminar a leitura deste livreto, não se esqueça de que Cristo é sua única esperança de salvação, e depois reflita onde você passará a eternidade não tendo o seu nome escrito no Livro da Vida:

“E aquele que não foi achado escrito no Livro da Vida foi lançado no lago de fogo.”
Apocalipse 20:15



Quanto mais longe de Deus e de Sua Palavra estivermos, menos enxergamos o que está ao nosso redor. Distante de Deus e de Sua palavra, perdemos a noção do que é certo ou errado. Então tudo se confunde e passamos a tomar coisas erradas por certas e vice-versa. Isso, Deus, o Todo-Poderoso, chama isso de pecado. A mente fica obscurecida a ponto de não reconhecer coisas boas como boas, ou coisas ruins como ruins. Uma pessoa neste estado passa a questionar a Deus, a Sua Palavra, a Sua Justiça, as Suas Ordenanças, e acabam por aceitar todas as formas de deuses que os próprios homens criam com suas mãos e muita imaginação. Foi o que aconteceu com o povo de Israel no tempo do profeta Oséias:
“A Fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus. Só se vêem maldição, mentira, assassinatos, roubo e mais roubo, adultério e mais adultério, ultrapassou-se todos os limites. O derramamento de sangue é constante. Por isso a terra pranteia, e todos os seus habitantes desfalecem; os animais do campo, as aves do céu e os peixes do mar estão morrendo.” Oséias 4:1-3
A Bíblia é mesmo uma mensagem atual! O texto do profeta Oséias bem que poderia ser uma manchete de qualquer jornal de hoje. Isso se deve à semelhança entre as pessoas do nosso tempo e os israelitas do tempo do profeta. A religiosidade do povo se entregando ao culto de imagens de escultura, a violência, a mentira e ao sexo libertino, além da destruição de famílias através de seus próprios familiares (pais contra filhos e filhos contra pais), são uma grande afronta a Deus. Fomos criados para termos vida em abundância, e não para admitirmos um submundo deturpado em nossas vidas. A religiosidade tem sido uma pedra de tropeço na vida de muita gente. Existe uma doutrina falsa ensinando que “precisamos crer em Deus a nossa maneira”. É por isso que muitos não se comprometem com o Evangelho e suas verdades. Queremos praticar uma religião, mas a nosso modo. Deus não quer esse tipo de religião. Ele quer vidas entregues em Suas mãos, como barro nas mãos do oleiro.

Vamos analisar agora o perigo da idolatria:
No primeiro mandamento Bíblico recebemos ordem de adorar somente a Deus, e a ninguém mais. No segundo mandamento recebemos ordem de adorá-lo diretamente e não através de qualquer objeto intermediário. Centenas de outras passagens também condenam a feitura e o culto de imagens:

“Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás, porque Eu Sou o Senhor teu Deus...” Ex 20:4-5
“Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagens de escultura, nem coluna, nem poreis pedra com figuras na vossa terra para vos inclinardes a elas: porque Eu Sou o Senhor vosso Deus” Lv 26:1
“Guardai bem vossas almas, porque não vistes nenhuma figura no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; Para que não corrompais, fazendo para vós alguma imagem de ídolo, na forma de qualquer figura ou semelhança de homem ou de mulher.” Dt 4:15-16
“Eu Sou o Senhor, este é o meu nome! Não darei minha glória para outro, nem meu louvor aos ídolos.” Is 42:8
“Todos os que tem ídolos são nada, e suas coisas mais preciosas não têm proveito, e seus próprios intérpretes nada vêem, nem entendem, para que sejam envergonhados. Quem molda um deus, e funde uma imagem de metal, é de nenhum préstimo.” Is 44:9-10
“O carpinteiro mede a madeira com uma linha e faz um esboço, (...), ele o faz na forma de homem, de um homem em toda a sua formosura, para que habite num santuário. Ele derruba cedros, talvez apanhe ciprestes, ou ainda um carvalho (...), então isto serve ao homem para queimar, e toma delas e se aquece, acende um fogo e assa um pão. Mas também modela um deus e o adora, faz uma imagem e se curva diante dela. Metade da madeira ele queima no fogo (...), com o resto que lhe sobra ele faz um deus, uma imagem de escultura, e se prostra diante dele, e o adora, e lhe dirige uma oração, e diz: Livra-me, porque tu és meu deus. Eles nada sabem nada entendem, seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender. Ninguém para pra pensar, ninguém tem conhecimento ou entendimento para dizer: Metade dela usei no fogo, assei pão sobre suas brasas, assei carne e comi. Faria eu algo repugnante com o que sobrou? Iria eu ajoelhar-me diante de um pedaço de madeira?” Is 44: 13-19
“Ajuntem-se e venham, reúnam-se vocês, fugitivos das nações. Nada sabem aqueles que levam de um lado para outro imagens de madeira, que oram a deuses que não podem salvar.” Is 45:20
“Todo homem se tornou estúpido, todo ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu, pois, suas imagens são mentiras, elas não tem fôlego de vida. São inúteis, são objetos de zombaria. Quando vier o julgamento delas, perecerão.” Jr 10:14-15
“De que vale uma imagem feita por um escultor? Ou um ídolo de metal que ensina mentiras? Pois aquele que o faz confia em sua própria criação, fazendo ídolos incapazes de falar. Ai daquele que diz a madeira: Desperte! Ou a pedra sem vida: Acorde! Poderá o ídolo dar orientação Está coberto de ouro e prata, mas não respira. O senhor, porém, está em Seu santo templo, diante dele fique em silêncio toda a terra.” Hc 2:18-20
Se os apóstolos retornassem a terra hoje, certamente não conseguiriam ver diferença alguma entre o culto pagão a ídolos que eles tanto combateram e o costume atual dos católicos romanos de ajoelhar-se diante de imagens, queimar velas para as mesmas, de beijá-las, de orar a elas e de carregá-las em procissões públicas. A igreja romana de hoje está tão completamente entregue a idolatria quanto estava à cidade de Atenas, quando o apóstolo Paulo a visitou. Muitos padres não crêem nas imagens, mas eles a guardam em suas igrejas porque é um costume já estabelecido pelas autoridades do Vaticano. Os efeitos morais e religiosos do culto as imagens são invariavelmente ruins. Degradam o culto prestado a Deus. Afasta a mente do povo em relação a Deus, que é o verdadeiro motivo do culto, e o leva a colocar a sua confiança em deuses que parecem estar perto, mas que não podem salvar. Vale aqui a citação do apóstolo Paulo aos Gálatas no capítulo 4 e versículo 16: “Tornei-me por acaso, inimigo de vós por falar a verdade?”

Vamos analisar agora o culto prestado a Maria:
A Igreja Católica Apostólica Romana tributa a Maria, mãe de Jesus, vários títulos e honrarias que pertencem exclusivamente a Jesus Cristo. Com isso não concordam os evangélicos, e isto tem gerado inimizade entre católicos e evangélicos, julgando os católicos que os evangélicos desrespeitam a Maria, mãe de Jesus. Os evangélicos se esforçam para respeitar Maria, baseados no que diz a Bíblia sobre ela, enquanto o ensino católico no Brasil, sobre Maria, está tão fora da Bíblia, que o culto que se presta a ela pode ser denominado simplesmente de Mariolatria. Os evangélicos não odeiam a Maria, que foi a mãe de Jesus Cristo, quando Ele esteve aqui na terra, eles só querem vê-la no seu próprio lugar, indicado pela Bíblia. Os evangélicos têm verificado que os títulos e honrarias prestados a Jesus, na Bíblia, são transferidos a Maria, colocando-a em diversas oportunidades como alguém a quem se deve recorrer. O apóstolo Pedro em sua segunda carta, no capítulo 3 e versículo 18, recomenda que: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.” Para desfazer esse equívoco, nada melhor do que apresentar o que a Bíblia realmente fala de Maria, e depois confrontar com a posição da igreja católica sobre Maria. Para esse confronto, vamos examinar o livro “GLÓRIAS DE MARIA”, de Santo Afonso de Ligório, doutor da igreja católica e fundador da Congregação do Santíssimo Redentor. A editora é Editora Santuário de Aparecida, onde se situa o Santuário de Maria Aparecida. Os editores informaram que o livro é uma das obras mais conhecidas de Santo Afonso de Ligório, um livro que em 237 anos, teve 800 edições, e é considerado pela Igreja Católica Apostólica Romana o livro de maior autoridade sobre Maria:
Diz a Igreja Católica: “Maria é a protetora dos pecadores.”
“Eis aqui como em todas as batalhas com o inferno, seremos sempre vencedores seguramente, se recorrermos à mãe de Deus e nossa também, dizendo e repetindo: Sob a tua proteção nos refugiamos oh santa mãe de Deus! Quantas vitórias têm os fiéis alcançados do inferno quando recorrem a Maria...” (Página 49 do Livro Glórias de Maria)
Diz a Bíblia: “Jesus é o único protetor dos pecadores.”
“Meus filhinhos, vos escrevo estas coisas para que não pequeis. Se, porém alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro.” I João 2:1-2
“Jesus, no entanto, continua para sempre, tem o seu sacerdócio perpétuo. Por isso, também pode salvar totalmente os que por meio dele, aproximam-se de Deus, pois, vive sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:24-25

Diz a Igreja Católica: “Maria sofreu por nós.”
“Verdade é que Jesus quis ser o único a morrer pela redenção do gênero humano, mas viu como Maria desejava ardentemente tomar parte na salvação dos homens. Decidiu então que ela, com o sacrifício e a oferta da vida do seu filho, cooperasse para a nossa salvação, e deste modo viesse a ser das nossas almas.” (Página 47 do Livro Glórias de Maria)
Diz a Bíblia Sagrada: “Somente Jesus é que sofreu por nós.”
“Mas Jesus, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, assentou-se a direita de Deus, esperando daí em diante, até que os seus inimigos sejam colocados por estrado e seus pés. Porque com um único sacrifício, aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.” Hebreus 10:12-14
“Mas Deus prova o seu amor para conosco, pelo fato de Cristo ter morrido por nós, quando ainda éramos pecadores.” Romanos 5:8


Diz a Igreja Católica: “Maria é o caminho da salvação.”
“Seguindo a Maria, você não errará o caminho da salvação...” (Página 85 do Livro Glórias de Maria)
Diz a Bíblia Sagrada: “Jesus é o único caminho da salvação.”
“Disse-lhes Jesus: Eu Sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Evangelho de João 14:6


Diz a Igreja Católica: “Maria é salvação de todos os homens.”
“Acolhei-nos sob a vossa proteção, se salvos nos quereis ver, pois, por intermédio de Maria esperamos a salvação.” (Página 147 do Livro Glórias de Maria)
Diz a Bíblia Sagrada: “Jesus é salvação de todos os homens.”
“Não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos.” Atos dos Apóstolos 4:12



Diz a Igreja Católica: “Maria, nossa mediadora.”
“Ide a Maria, pois, o Senhor decretou não conceder favor algum sem a mediação de Maria. Por isso nas mãos dela está a salvação...” (Página 144 do Livro Glórias de Maria)
Diz a Bíblia Sagrada: “Jesus, nosso único mediador.”
“Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” I Timóteo 2:5


Diz a Igreja Católica: “Maria, é a rainha dos céus.”
“(...) Pelo contrário, os demônios tanto receiam a rainha dos céus, que como fogo, fogem quando se invoca o seu grande nome.” (Página 216 do Livro Glórias de Maria)
Diz a Bíblia Sagrada: “Jesus é o único Rei dos céus.”
“Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecer ofertas a outros deuses, provocando-me a ira.” Jeremias 7:18
“Guardes o mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual no tempo certo e próprio há de ser revelada pelo bendito e único soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. O único que possui a imortalidade, que habita a luz inacessível, a quem homem algum jamais viu e nem pode ver. A Ele a honra e o poder eterno para sempre.” I Timóteo 6:14-16
Tive a cautela de confrontar as declarações da Igreja Católica sobre Maria, com a Bíblia Sagrada, e pergunto a você, querido leitor: Os evangélicos são inimigos da Maria Bíblica? A resposta só pode ser uma: É claro que não! Os evangélicos apenas não aceitam os absurdos que a Igreja Católica inventa sobre Maria. E agora? Qual sua posição? Aceitar o que a Palavra de Deus diz, ou o que a Igreja Católica determina mesmo ela sendo contrária a Bíblia? Vale aqui novamente a citação do apóstolo Paulo aos Gálatas no capítulo 4 e versículo 16: “Tornei-me por acaso, inimigo de vós por falar a verdade?”

Vamos analisar agora a verdade sobre os papas:
Na suposição de que Cristo edificou a Sua Igreja sobre o apóstolo Pedro, os Papas trataram de estabelecer uma linha de sucessão. Para isso embaralharam as palavras gregas “Petros” () e “Petra” (), encontradas no Evangelho de Mateus 16:18 e aplicaram uma exegese (que vem a ser uma espécie de comentário para esclarecimento de um texto ou de uma palavra) com más intenções, confundindo os fiéis. Ora, se Petros quer dizer “pedrinha”, e Petra significa “rocha”, e tanto no texto como no contexto ambas se referem a Cristo como a “rocha da salvação”, fica evidente sobre qual das expressões gregas o texto diz onde a Igreja foi edificada! Cristo disse ao apóstolo Pedro: “Também Eu te digo que és Petros (pedrinha), e sobre esta Petra (rocha), edificarei minha igreja...”
Nenhum autor grego jamais empregou a palavra “Petros” no sentido de “Petra”. Santo Agostinho, um dos doutores da Igreja e bispo de Hipona, ensinou que a pedra referida no Evangelho de Mateus 16:18 é Cristo: “Pedro era conhecido como Simão Petros e não Simão Petra, ele foi pastor de ovelhas e não pastor de pastores.” (Citado por H. Lidell, Greek And English. Lexicon in Lócus). Jesus Cristo falava perfeitamente o Aramaico, uma língua popular na época, e certamente o grego que era usado nas grandes cidades, por essa razão o Catolicismo quando se vê em dificuldades com essa passagem, diz que o texto foi proferido em aramaico. Imaginemos que tivesse sido então, Cristo teria dito em aramaico: “Também Eu te digo que é Kephas, e sobre esta Kephas edificarei a minha igreja...”, teríamos um sério problema de tradução aqui, pois no Evangelho de João 1:42, a primeira expressão Kephas que aparece significa Pedro e não Rocha. Torna-se difícil colocar o apóstolo Pedro no lugar de Cristo, como quer a Igreja. Se a Igreja Católica Apostólica Romana deseja encontrar o sucessor de Cristo na Terra, basta folhear o Novo Testamento, no Evangelho de João 14:15-18, qualquer outro sucessor que não seja o que está mencionado nesta passagem, é contrário as Escrituras. O Vaticano até hoje evita mencionar as histórias ou reproduzir as biografias de muitos Papas, por elas não harmonizarem com o que o Vaticano diz representar na Terra. Você quer exemplos?
1-O Papa Nicolau V (1447-1455), autorizou o rei de Portugal a “guerrear contra os povos africanos, confiscar suas terras e fazer deles escravos.” Ele ainda proclamou a seguinte frase: “Sou tudo em todos, minha vontade prevalecerá, se Cristo mandou Pedro embainhar a espada, eu mando desembainhar.”
2-Santo Afonso de Ligório (1700), canonizado pelo Vaticano, escreveu que “se alguém roubar pouco, sendo este ladrão pobre, não comete pecado.” (Dabium, Ligório, Chiniqui, pg. 122), Será este o padroeiro dos trombadinhas?
3-O Papa Pio V (1572-1585), organizou o extermínio de 100 mil Anabatistas (um grupo de protestantes da época). Este mesmo Papa, junto com os jesuítas, insuflaram as igrejas e exterminaram 70 mil protestantes na noite de 24/08/1572 na França. Ele celebrou o ato cunhando moedas comemorativas ao massacre.
4-O Papa Marcelo II (1555) registrou em sua biografia, censurada pelo Vaticano, que “dificilmente um Papa escaparia do inferno.” (Vita Del Marcelo II, pg. 132)
5-O Papa Alexandre VI (1492-1503), foi o mais devasso de todos, chegando a ser o amante de sua própria filha, Lucrécia Borgia.
6-O Papa João XXIII (1410), não confundir com o Papa João XXIII mais recente, é que ambos usaram o mesmo nome, só que o mais antigo talvez tenha sido o pior de todos, ele violou mais de 200 virgens, mulheres casadas, freiras e acabou convivendo com a mulher de seu irmão.
7-O Papa Pio IX (1846-1874) demonstrava uma completa aversão a Bíblia, a ponto de declarar que: “A leitura da Bíblia é um veneno.”

Estas informações e muitas outras podem ser encontradas no livreto: “Documentário: O Estado do Vaticano”, da Editora L.E.R., 16º Edição.

Vamos analisar agora os Livros Apócrifos:
Os Livros Apócrifos (cuja palavra vem do grego, “Apokrypha”, e quer dizer escondido, oculto), são livros cuja autenticidade nunca se provou, e, portanto acabaram sendo rejeitados pelos escritores eclesiásticos, como escrituras não-sagradas. A Igreja Católica Apostólica Romana aprovou alguns livros apócrifos em 8 de abril de 1546, simplesmente para combater a Reforma Protestante, ocorrida em 31 de outubro de 1517. Notem que somente em 1546 é que a igreja romana aprovou a inclusão dos livros apócrifos, porque não o fez antes? Nesta época os protestantes se opunham aos ensinamentos da igreja romanistas com relação: ao Purgatório, ao Limbo (local para onde vão as crianças que morrem sem o batismo romano), a oração pelos mortos, a salvação pelas obras, ao culto a Maria, ao pagamento de Indulgências (pagar os pecados através de dinheiro). A primeira edição da Bíblia com os livros apócrifos já incorporados deu-se somente em 1592, através de uma autorização do Papa Clemente VII (o mesmo Papa que mandou prender Martim Lutero, e determinou a ele: “Submeta-se a nossa autoridade ou morrerás queimado”). Os livros apócrifos nunca estiveram presentes no Cânon Hebraico, nunca foram citados por Jesus ou pelos autores do Novo Testamento, a maior parte dos chamados “pais da igreja” não concordavam em considerá-los Livros Sagrados, o primeiro concílio das igrejas, o Concílio de Nicéia em 325 DC (assembléia de líderes religiosos da época), jamais os considerou sagrados. Muitos dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana foram baseados em lendas impregnadas por crendices, que acabaram por rebaixar o nível do cristianismo ao mesmo nível do paganismo. Quase todos os seus dogmas foram criados com fins lucrativos, outros conferem ao clero certa autoridade e influência, que fiel algum da igreja questiona o que foi estabelecido. Devido essas alterações a Igreja Católica Ortodoxa em 869, separou-se da igreja de Roma, recusando aceitar tantas heresias e submissão ao Papa, dizendo que “a blasfêmia foi quem coroou o Papado.”
“Toda Palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescente ás suas Palavras, para que não te repreendas, e sejas achado mentiroso.” Provérbios 30:5-6
“Estou admirado de que tão rapidamente deserteis daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro Evangelho. O qual não é outro, senão que há alguns que vos são perturbadores e querem perverter o Evangelho de Cristo.” Gálatas 1:6-7
Porventura existe alguma falta de harmonia ou algo discordante, contraditório em tudo que afirmamos? Ou tudo está claro, evidente e provado pelas Sagradas Escrituras?
Vale aqui novamente a citação do apóstolo Paulo aos Gálatas no capítulo 4 e versículo 16: “Tornei-me por acaso, inimigo de vós por falar a verdade?”


Se você leu este texto até aqui, analisou as informações, constatou tudo com o que diz a Bíblia e pode comprovar que raramente o clero romano divulga com exatidão as verdades bíblicas, gostaria de lhe dizer que existe alguém que se preocupa com você. Não tivemos a intenção de ofendê-lo. Ao alertá-lo sobre as mentiras que a igreja romana tem pregado, a nossa intenção é que você possa parar e refletir algo muito sério e importante para sua vida: você está com a sua alma a um passo da eternidade, agora depende de você de qual lado você quer passar essa eternidade..
Se você sente o desejo de negar as mentiras que os homens pregam, e quer aceitar a salvação que Cristo oferece, faça com sinceridade esta oração:
“Senhor Deus Todo-Poderoso, Criador dos Céus e da terra, graças te dou, porque a tua misericórdia me alcançou. Obrigado Senhor Jesus Cristo por tudo que realizaste lá na cruz por mim. Arrependo-me de ter vivido em pecado e longe de ti. Perdoa-me e lava-me com teu sangue precioso que foi derramado por mim. Eu aceito a salvação que o Senhor me oferece. Em nome de Jesus Cristo, Amém.”

Quando tudo começa no fim

Todas as vezes que o diabo disse a alguém: "É o Fim", na verdade, era o começo dos melhores dias, das maiores vitórias: 
-O diabo disse a José do Egito, na cisterna do deserto: "É o Fim!" e Deus disse: "É o começo, José, o governo do Egito te espera" (Gênesis 37)
-O diabo disse para Moisés no deserto de Sinai: "É o Fim!", e Deus disse: “É o começo, transformar-te-ei no libertador do meu povo” (Êxodo 3)
-O diabo disse a Ester no tempo de escravidão: "É o Fim!", e Deus disse: "É o começo, transformar-te-ei na rainha dos Medos e Persas" (Ester 2)
-O diabo disse a Sadraque, Mesaque e Abdenego na fornalha: "É o Fim!", e Deus disse: "É o começo, vocês serão grandes governadores da Babilônia" (Daniel 3)
-O diabo disse a Daniel na cova dos leões: "É o Fim!", e Deus disse: "É o começo, sua história mudara o mundo" (Daniel 6)
-O diabo disse a Jonas, no ventre de um grande peixe: "É o fim!", e Deus disse: "É o começo, Nínive será salvo através de tua pregação" (Jonas 2)
-O diabo disse a João exilado na ilha de Patmos: "É o fim!", e Deus disse: "É o começo, você escreverá a maior revelação de todos os tempos" (Apocalipse)
-O diabo disse a Jesus, morto na cruz: "É o Fim!", e Deus disse: "É o começo, todo o poder no Céu e na terra Eu entrego em Tuas Mãos".
Por isso se o diabo disser a você que "É o Fim!", comece a dar Glória a Deus, porque Deus está dizendo: "É apenas o começo"
As armadilhas que o inimigo arma em nosso caminho não tem o poder de dizer que é o fim para um Filho de Deus.

O que você deve fazer para ser salvo ?


O QUE EU DEVO FAZER PARA SER SALVO?

Talvez neste exato momento você esteja se perguntando:

*O que devo fazer para ser salvo?
"...E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." Atos 16: 30-31. Por esta citação Bíblica o caro leitor deve ter notado o que é necessário fazer para ser salvo, parece tão simples e de fato é mesmo, basta simplesmente crer no Senhor Jesus entregar teu coração a Ele e o mais tudo Ele fará em tua vida. Receber Jesus como Salvador significa nascer de novo, como está escrito em João 3:3:
"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. …e aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus."
Enquanto tu não levantares tua mão para Ele dizendo Senhor entra em minha vida e transforma tudo o que não te agrada, jamais poderás ver o reino de Deus em ti ou ao redor de ti, mas quando o fizeres teus olhos se abrirão e verás o Reino, verás o Senhor do Reino, que é Jesus e Ele te transformará numa nova criatura e tu sentirás a liberdade que somente o Filho Unigênito do Pai pode dar, por que para isso Deus o Pai o ungiu: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." Romanos 8: 1-2. A salvação, caro leitor não está em boas obras que alguém venha a praticar, mas unicamente pela graça do Senhor Jesus somos salvos como está escrito em Efésios 2: 5: "Porque Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)." "E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria" (I Coríntios 13: 3). É preciso amar a Cristo e se entregar a Ele como único e suficiente Salvador.

*Como eu faço para receber Jesus como meu Salvador pessoal? Tu podes fazê-lo agora mesmo onde estás orando assim: "Senhor Jesus eu reconheço que sou pecador e que sozinho jamais poderei chegar ao céu, ou fazer algo que possa Te agradar, até hoje vivi como pecador fazendo o que não Te agradava, mas agora me arrependo e confesso diante de Ti todos os meus pecados, perdoa-me e escreve o meu nome no “livro da vida”, pois agora reconheço que Tu és o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai, senão por Ti". Procure uma igreja evangélica e fale com o pastor que queres receber Jesus como teu Salvador que ele te dirá o que é necessário fazer. "E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana, Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual dava muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer" Atos 10:1-6.

*Por que eu preciso receber Jesus como Salvador? Porque está escrito: "Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só" Romanos 3:10-12.
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Romanos 3:23.
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas..." Jeremias 17:9
"Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo" Isaías 1:5-6
"Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos" Isaías 53:6
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam" Isaías 64:6
"Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos" Tiago 2:10
Por fim deves receber Jesus como Salvador por que és pecador, foste concebido em pecado e vives em pecado: "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" 1João 1:8-10. O Senhor está disposto a salvar-te se Nele Creres: "Porque Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" Romanos 5:8. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16.
"Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" João 3:18.
"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" João 3:36.
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha Palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" João 5:24.
"Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou" João 6:29.

*Agora vou te explicar de modo definitivo o que acontece quando se aceita a Jesus
Que o homem nasce pecador é um fato, e os versículos seguintes comprovam isso: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Romanos 3: 23.
"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram" Romanos 5: 12. Partindo do ponto que o homem é pecador, então entendemos pelas palavras do profeta Isaías, que este homem está separado de Deus: "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça" Isaías 59: 2.
Sendo assim precisamos de um mediador e qual mediador seria capaz de nos levar de volta a Deus? Timóteo responde: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem" I Timóteo 2: 5. Nossa vida de pecado nos separa de Deus, nossas obras não nos podem salvar, resta somente que recebamos a Cristo confessando-o como Salvador com nossa boca diante dos homens como está escrito em Romanos 10:9-10, a saber: "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo".
Fazendo isto Jesus vem morar em você e Deus olhando do céu não te vê mais, mas vê a Cristo que está em tua vida: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2: 20.
Sendo assim nenhuma condenação há mais para ti, tu és salvo agora em Cristo! "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito" Romanos 8: 1.
É simples assim amigo, tão somente creia, eu recebi Jesus a 13 anos e não me arrependo, tenho vivido minha vida pela fé no Filho de Deus e sei que ao fechar meus olhos nessa vida estarei com Jesus no céu: "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" Lucas 23: 43.

A importância de lermos a Bíblia


A IMPORTÂNCIA DE LERMOS A BÍBLIA

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento...”
(Oséias 4: 6)

A falta do conhecimento pessoal de Deus através da Bíblia pode destruir o povo, não porque tal conhecimento esteja fora do alcance de todos, mas porque as pessoas continuam ignorando a verdade revelada por Jesus, os apóstolos e os profetas. A verdade está disponível a todos nas Escrituras Sagradas. Infelizmente não são poucas aquelas pessoas que, por não conhecerem ou desprezarem a Palavra de Deus, estão sendo destruídas pelo poder maligno que atua juntamente com o pecado. O pecado é alimentado pelos costumes mundanos que são opostos à vontade de Deus. A culpa é do próprio homem, que está com o coração endurecido para a Palavra de Deus. Jesus disse em Mateus 13.15: “Porque o CORAÇÃO deste povo está ENDURECIDO, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure”. Para os homens tem sido mais cômodo rejeitar os ensinamentos divinos. Jesus já sabia que muitos iriam rejeitá-Lo. Jesus disse para aqueles que o seguiam: “O mundo não vos pode odiar, mas ele odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas OBRAS SÃO MÁS” (João 7.7). O mesmo ainda acontece hoje. Jesus incomoda muita gente. As pessoas rejeitam Jesus porque sabem que os caminhos em que estão vivendo são maus aos olhos de Deus. Também porque estão presos ao pecado de tal forma que não querem deixá-los, pois realmente sentem prazer neles. Jesus já previa isto quando disse em João 3.19,20: “Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas OBRAS ERAM MÁS. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas OBRAS NÃO SEJAM REPROVADAS”. Jesus é a luz que veio iluminar o mundo que está coberto de trevas, ou seja, está dominado por satanás através do pecado. Para Deus só há dois caminhos para nós: rejeitarmos Jesus e continuarmos a sob o domínio de satanás, ou podemos aceitar o sacrifício que Jesus fez por todos nós para que pudéssemos ser libertos da escravidão do pecado. Para que isto aconteça devemos nos submeter a Sua direção e autoridade. Seguir Jesus não é um título, mas uma maneira de viver. Muitos afirmam que crêem em Jesus, mas como suas atitudes provam ao contrário. A Bíblia revela que aquele que vive na prática do pecado faz-se servo dele (João 8.34). O pecado é algo tão diabólico que aprisiona o homem. Só Jesus liberta. Jesus é a única solução para o homem perdido, pois Ele mesmo nos diz em João 8.36: “Se, pois, o FILHO vos libertar, VERDADEIRAMENTE sereis livres”. Jesus deu-se em sacrifício por nós porque Deus nos ama e quer que todos os homens sejam salvos pelo conhecimento da verdade (1 Timóteo 2.4). A Bíblia diz em João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê NÃO PEREÇA, mas tenha A VIDA ETERNA”. Mas infelizmente muitos ainda não compreenderam o que isto realmente significa. Dizem que crêem em Jesus, mas não se interessam por Ele e nem mesmo querem ouvir o que Ele tem a dizer. Vemos então que as pessoas estão cegas para a verdade. Isso é o terrível resultado do pecado. As palavras que Jesus continua dizendo dentro das igrejas hoje certamente não são aquilo que as pessoas gostariam de ouvir. E é por isso que Jesus é categoricamente rejeitado pelas multidões. Mas todos devem saber de antemão que aqueles que O rejeitarem terão que acertar contas com Ele no dia do juízo final. Será o dia da ira de Deus sobre a terra. Todo joelho se dobrará diante do Filho de Deus e toda boca irá confessar, querendo ou não, que Jesus é o Senhor. Mesmo que seja no dia da sua condenação. A Bíblia garante isto em Filipenses 2.10: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai”. Os que são mais espertos estão confessando aqui na terra enquanto ainda ha tempo, porque depois que Jesus voltar as portas serão fechadas, então será tarde demais. Jesus já nos alertou em Mateus 25.13: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”. Quando Ele finalmente voltar não haverá mais tempo de se arrepender. Jesus disse que estes serão lançados numa fornalha de fogo onde somente haverá pranto e ranger de dentes (Mateus 13.40-42). Aqueles que não crêem devem esperar para ver o que acontece. Cada um é livre para fazer a sua escolha. Jesus não julga aqueles que não crêem, pois como Ele disse, já há quem nos julgue: a Palavra que Ele pregou (João 12.47,78). Ele disse que Suas Palavras é que irão nos condenar diante de Deus no dia do juízo final. É só conhecermos um pouco a Bíblia que veremos os nossos erros escritos lá. A única solução é o arrependimento. Não devemos ter vergonha de confessar Jesus diante dos homens. Aqueles que são tímidos diante de Deus (Apocalipse 21.8) e se envergonham do que Jesus fez pela humanidade, precisam ler o que Jesus disse em Marcos 8.38: “Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos”. Jesus não poderia ser mais claro. Aqueles que não são a favor de Jesus, estão contra Ele, pois Ele mesmo nos revela na Bíblia que não há grupo neutro (Mateus 12.30). Envergonhar-se de Jesus significa escutar as Suas palavras e não tomar uma posição firme por causa daquilo que as outras pessoas podem pensar a respeito dessa decisão. Seguir Jesus exige uma decisão que implicará em auto-negação, pois Ele mesmo nos revela isto em Marcos 8.34: “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará”. Jesus nos revela que segui-Lo não é uma tarefa fácil, porém a recompensa é garantida por Deus. Aí está a importância de conhecermos a Bíblia, porque nela descobrimos o que fazer para não sermos deixados para trás quando Deus decidir acertar as contas com aqueles que são rebeldes a Sua vontade. O primeiro passo é nos arrependermos dos nossos maus caminhos diante de Deus e aceitarmos aquilo de Jesus nos oferece, A SALVAÇÃO. Para isso devemos nos entregar a Ele e nos comprometer a obedecer aquilo que foi determinado por Deus. Diferentemente do que muitos pensam, não é um caminho ruim. Os caminhos que Deus escolheu para nós, são aqueles que nos desviam da auto-destruição que faz parte da natureza do homem desde que este se rebelou contra Ele. São caminhos que somente nos trarão o bem, pois quem mais saberia o que é melhor para um filho do que o seu próprio Pai? Que Deus possa mostrar a verdade a todos.

“Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem pecado. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. (Mateus 13: 40-43)

“Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem os seus maus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”.(Isaías 55: 6-7)

Quem é Jesus ?


QUEM É JESUS

Se você deseja saber quem é Jesus, o que ELE veio fazer na terra, e o que isso muda em sua vida ,aqui você acompanhará um estudo detalhado, baseado em uma fonte confiável (a Bíblia) e sem distorções:
QUEM É JESUS?
“ E disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14:6)
Alguém afirmou que, se uma pessoa pudesse saber, com cinco minutos de antecedência, o que vai acontecer no futuro, não precisaria mais de duas semanas para governar o mundo. A Bíblia prevê, de maneira miraculosa, centenas de acontecimentos. Registra pequenas minúcias. Em muitos casos, as profecias foram feitas centenas e, às vezes, milhares de anos antes. Algumas profecias se referem a cidades e países, outras, a determinados indivíduos. Jesus Cristo é o objetivo de mais de 300 profecias do Antigo Testamento, feitas várias centenas de anos antes do Seu nascimento. A história confirma que, elas se cumpriram conforme foram preditas. As profecias confirmam, sem sombra de dúvida que Jesus é o verdadeiro Messias, o Filho de Deus e o Salvador do mundo. Damos em seguida algumas impressionantes predições a respeito de Jesus Cristo, com o registro do seu cumprimento:
NASCIMENTO: Isaías 7:14 - “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho e será o seu nome EMANUEL”
Mateus 1:18-23 – 18 “Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. 22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL. (EMANUEL traduzido é: Deus conosco).
O QUE JESUS CRISTO DECLAROU DE SI MESMO?
João 10:30 "Eu e o Pai somos um".
João 14:8-9 "Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai, e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
João 14:6 "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim".
Mateus 28:19-20 "Portanto, ide, ensinai todas as nações , batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos, Amém!"
Marcos 14:61,62 "Mas ele calou-se e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito? E Jesus disse-lhe: Eu Sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu".
O QUE DISSERAM OS OUTROS A RESPEITO DE JESUS?
Seus inimigos: João 5:18 "Por isso, pois, os judeus procuravam matá-lo, porque não se quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus".
Pedro: Mateus 16:16-17 "E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi a carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus";
Marta: João11:27 "Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho do Deus, que havia de vir ao mundo".
Tomé: João 20:25-28 "Disseram-lhe, pois os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.. E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro e, com eles, Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio e disse: Paz seja convosco! Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!" As escrituras declaram que Jesus é Deus. Este é o alicerce da fé cristã e da máxima importância para a nossa salvação. Se Cristo não fosse Deus, não poderia ter feito a expiação pelos pecados do mundo. A divindade de Jesus Cristo é demonstrada pelos seguintes fatos:
1) Os nomes divinos são atribuídos a Ele, nas Escrituras: (a) Deus (João 20:28 Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!) (b) o Filho de Deus (João 5:25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.) (c) o Primeiro e o Último ( Apocalipse 1:17 E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e Ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último.) (d) o Santo ( Atos 3:14 Mas vós negastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homem homicida.) (e) o Senhor (Atos 9:17 E Ananias foi , e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.) (f) Senhor de todos e Senhor da glória (Atos 10:36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos. I Coríntios 2:8 a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.)
2) Culto divino é prestado a Cristo (João 5:23 para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou.) e orações lhe são dirigidas. (I Coríntios 1:2,3 2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 3 graça e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.)
3) Funções divinas são atribuídas a Cristo: (a) Criador do universo (João 1:3 Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.) (b) preservador de todas as coisas (Hebreus 1:3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assento-se à destra da Majestade, nas alturas;) (c) perdoador dos pecados (Marcos 2:5 E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.) (d) doador da vida ressurreta (João 5:28,29 – 28 Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. 29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.) (e) juiz de todos os homens (II Timoteo 4:1 Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino.) (f) doador da salvação (João 6:47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.)
4) O nome de Jesus Cristo está associado com o de Deus Pai. (João14:1,23 – 1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 23 Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. II Coríntios 13:13 A graça do Senhor Jesus Cristo , e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos, Amém! Mateus 28:19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.)
5) Sua impecabilidade e sua santidade dão testemunho da sua divindade. (Lucas 1:35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. II Coríntios 5:21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.)
6) Foi declarado Filho de Deus pela sua ressurreição. (Romanos 1:4-6 - 4 declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos – Jesus Cristo, nosso Senhor, 5 pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, 6 entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo). Estas provas conclusivas da divindade de Cristo significam que o crente deve portar-se diante de Cristo, exatamente da mesma maneira que se porta diante de Deus Pai. O crente deve crêr N’Ele, reverenciá-lo e adorá-lo, orar a Ele, servi-lo e amá-lo.
A ENTRADA DE JESUS CRISTO NO MUNDO
Onde Jesus estava antes de vir ao mundo? (João 17:5 E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse).
Mateus 1:18-23 – 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. 19 Então, José, seu marido, como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. 20 E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. 21 E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL. (EMANUEL traduzido é: Deus conosco). O Novo Testamento mantém um silêncio quase completo quanto a trinta anos da vida de Jesus. Os escritores dos Evangelhos estavam talvez mais interessados em descrever a pessoa de Jesus do que Sua biografia.
O CARÁTER DE JESUS CRISTO
Mateus 5: 3-12 "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; 4 bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; 5 bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós". Cinco aspectos nos deixa claro como é o caráter de Cristo, e, como deve ser o de um cristão.
1) Humildade: (Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma). Jesus foi modesto em toda a sua maneira de viver. Ele demonstrou sua humildade ao despojar-se de sua glória (Filipenses 2:6,7 – 6 que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. 7 Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens); na irrestrita obediência à vontade do Pai (João 5: 30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou.); quando lavou os pés dos discípulos, e ao relacionar-se com todas as pessoas, independentemente de sua raça ou posição social (Mateus 9:11 E os fariseus, vendo isso, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?). A humildade é um aspecto do caráter imprescindível a todos os crentes, pois os humildes sempre alcançaram o favor do Senhor. (Tiago 4:6 Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém graça aos humildes.)
2) Mansidão: (II Coríntios 10:1 Além disso, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco). É uma virtude que se opõe à rudez. Nosso Senhor Jesus Cristo sempre foi manso e benigno de coração.
3) Fome e sede de justiça (Mateus 6:33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas):
A-“Reino de Deus” - devemos busca diligentemente a demonstração da soberania e do poder de Deus em nossa vida. Devemos orar para que o Reino de Deus se manifeste no grandioso poder do Espírito Santo para salvar pecadores, para destruir a influência demoníaca, para curar os enfermos e para engrandecer o nome do Senhor Jesus.
B-“Sua justiça” – com a ajuda do Espírito Santo, devemos procurar obedecer aos mandamentos de Cristo, ter a sua justiça, permanecer separados da mundo e demonstrar o seu amor para com todos. O Senhor Jesus ordenou aos seus discípulos que priorizassem, acima de todas as coisas, o Reino de Deus e a sua justiça. Em um mundo onde as pessoas estão mais preocupadas em acumular riquezas do que socorrer ao aflito e necessitado, o verdadeiro crente deve refletir o caráter de Cristo através de uma vida de santidade e retidão.
4) Misericórdia: (Mateus 5:7 bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;). É a compaixão pela necessidade alheia. Jesus foi misericordioso com os homens em suas fraquezas e privações. Lembremos, pois, que a misericórdia é um mandamento divino, e que a Bíblia condena a indiferença para com os pobres. Sejamos misericordiosos assim como Jesus nos ensinou na Parábola do Samaritano. (Lucas 10:25-37 25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? 27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. 28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás. 29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? 30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31 E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. 32 E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o passou de largo. 33 Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão. 34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele; 35 E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastardes eu to pagarei, quando voltar. 36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira).
5) Coração puro (Mateus 5:8 bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus). Nas Escrituras, o coração representa a personalidade, o centro das emoções humanas. Por isso, a Bíblia afirma que o Senhor sonda os corações e conhece o interior de cada pessoa. Quando Cristo repreendeu os fariseus, mostrou-lhes como a pureza interior era necessária. Ele os acusou de serem semelhantes aos “sepulcros caiados” (Mateus 23:27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia). O Senhor, que conhece os nossos pensamentos e as motivações de nossas ações cotidianas, manifestará em seu santo e justo julgamento cada uma de nossas ações.
6) Pacificador (Mateus 5:9 bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Hebreus 12:14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor). Fomos conclamados a seguir a paz e, na medida do possível, ter paz com todos os homens. Ser santo é estar separado do pecado e consagrado a Deus. É ficar perto de Deus, ser semelhante a Ele, e, de todo o coração, buscar sua presença, sua justiça e a sua comunhão. Acima de todas as coisas, a santidade é a prioridade de Deus para os seus seguidores.
JESUS CRISTO COMO MESTRE
LUCAS 6:20-49 "E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem, e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai, porque é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas. Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis! Ai de vós quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas! Mas a vós, que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem, bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses. E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também. E, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E, se emprestardes àqueles que quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão. E sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. E disse-lhes uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova? O discípulo não é superior a sue mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. E por que atentas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a que é semelhante. É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa".
Lucas 7:29 E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus.
A NECESSIDADE DA MORTE DE JESUS CRISTO
Medite em Romanos 3:10-18 – "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos".
Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
QUAL O RESULTADO DO PECADO?
A Bíblia ensina que morte significa separação, e não cessação da existência. A morte física é a separação entre a alma (a parte imaterial ou espiritual do homem) e o corpo (a parte material do homem) com a resultante decomposição do corpo.
Romanos 6:23 "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor". A morte espiritual é a separação entre o homem e Deus. Tanto a morte física como a espiritual são resultados do pecado. Na verdade, o homem foi criado para ter comunhão com Deus mas, devido ao seu obstinado egocentrismo, escolheu seguir o seu próprio caminho, e a comunhão foi interrompida. Os resultados dessa separação não são somente os pecados grosseiros como assassinato, imoralidade, roubo, etc., mas também a preocupação, a irritabilidade, a falta de objetivo, a falta de interesse pela vida, a frustração, o desejo de escapar à realidade e o medo da morte. Esses e muitos outros são evidências de que o homem está isolado de Deus, Único capaz de lhe dar poder para viver a vida abundante.
O RESULTADO DA MORTE DE CRISTO
II Coríntios 5:21 "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus". As escrituras não declaram em nenhum lugar que Cristo foi ‘pecador’. Ele sempre permanece como o imaculado Cordeiro de Deus. Cristo tomou, sim, nossos pecados sobre si, e Deus Pai o fez objeto do seu juízo ao tornar-se Ele uma oferta na cruz pelos nossos pecados (Isaías 53:4,5, 10 – 4 Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 5 Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. 10 Todavia, ao Senhor agradou o moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.). Jesus, ao sofrer o nosso castigo na cruz, tornou possível a Deus perdoar os pecadores, sem violar sua própria justiça. (I Pedro 3:18 Porque também Cristo padeceu pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito).
APLICAÇÃO PESSOAL DA MORTE DE CRISTO
A fé salvífica é muito mais do que crê em verdades a respeito de Cristo. Ela nos aproxima d’Ele, faz-nos permanecer n’Ele e entregar-lhe nossa vida conturbada na confiança de que Ele, sua Palavra e o Espírito Santo nos conduzirão através desta vida à gloriosa presença do Pai.
Atos16:31 "E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus". A salvação é um dom da graça de Deus, mas somente podemos recebê-la em resposta à fé, do lado humano. Para entender corretamente o processo da salvação, precisamos entender essas duas palavras: Fé e Graça.
FÉ SALVÍFICA
Única condição prévia que Deus requer do homem para a sua salvação. O conceito de fé no Novo Testamento abrange quatro elementos principais: (a) Fé significa crer e confiar firmemente no Cristo crucificado e ressurreto como nosso Senhor e Salvador pessoal. (b) arrependimento, e desviar-se do pecado, e voltar-se exclusivamente para Deus. (c) Obediência a Jesus Cristo e a sua Palavra, como maneira de viver inspirada por nossa fé, por nossa gratidão a Deus e pela obra regeneradora do Espírito Santo em nós. “É a obediência que provém da fé”. (d) A fé inclui sincera dedicação pessoal e fidelidade a Jesus Cristo, que se expressam na confiança, amor, gratidão e lealdade para com Ele. A fé, no seu sentido mais elevado, não se diferencia muito do amor. É uma atividade pessoal de sacrifício e de abnegação para com Cristo.
GRAÇA
No Antigo Testamento Deus revelou-se como o Deus da graça e misericórdia, demonstrando amor para com o seu povo, não porque este merecesse, mas por causa da fidelidade de Deus à promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó. Os escritores bíblicos dão prosseguimento ao tema da graça como sendo a presença e o amor de Deus em Cristo Jesus, transmitidos aos crentes pelo Espírito Santo e que lhes outorga misericórdia, perdão, querer e poder para fazer a vontade de Deus tais como:
1) Deus concede uma medida da sua graça como dádiva aos incrédulos a fim de poderem crer no Senhor Jesus Cristo.
2) Deus concede graça ao crente pra que seja “liberto do pecado”, para que nele opere tanto “o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”, para orar, para crescer, e, para testemunhar em Cristo.
3) Devemos diligentemente desejar e buscar a graça de Deus. Alguns dos meios pelos quais o crente recebe a graça de Deus são: estudar as Escrituras Sagradas e obedecer aos seus preceitos, ouvir a proclamação do evangelho, jejuar, adorar a Cristo e participar da Ceia do Senhor.