dezembro 31, 2012

Zoroastrismo



O zoroastrismo, também conhecido como masdeísmo, apareceu na antiga Pérsia, atual Irã, no século VI a.C. e sua origem está diretamente ligada ao contexto social da época, onde existiam três classes: A dos chefes e sacerdotes, a dos guerreiros e a dos criados. Esta divisão refletia-se na religião onde cada casta possui seus deuses, cuja importância era proporcional à camada social. Zoroastro ou Zaratustra, fundador do zoroastrismo, ao observar esta realidade, sentiu-se insatisfeito com a situação social do seu país e com as posições filosóficas vigentes, resolveu então iniciar uma busca de respostas para suas indagações. Através de suas observações e estudos, Zoroastro concluiu que o mundo é um local bom, criado por um Deus bom, generoso e amoroso, cujo desejo é que todos os homens sejam felizes. Tendo chegado a estas conclusões Zaratustra, então com 40 anos, desenvolveu a nova religião que iria substituir o politeísmo praticado e que possuía um lado filosófico, mas também um caráter prático para a vida das pessoas.
Os princípios do zoroastrismo consistem na existência de um deus único (Ahura Mazda ou Ormuz Mazda), sábio, criador e guia de tudo, que não tem preferências, que acolhe a todos com o mesmo carinho. Ahura Mazda é ajudado por seis espíritos Amesas Spenta(Imortais Sagrados), que o auxiliam na realização de seus desígnios:Vohu-Mano (Espírito do Bem), Asa-Vahista (Retidão Suprema),Khsathra Varya (Governo Ideal), Spenta Armaiti (Piedade Sagrada),Haurvatat (Perfeição) e Ameretat (Imortalidade), que Juntos travam luta permanente contra o princípio do mal, Angra Mainyu (ouAhriman), por sua vez acompanhado de entidades demoníacas: o mau pensamento, a mentira, a rebelião, o mau governo, a doença e a morte que procuram corromper os homens trazendo o mal para o mundo. O símbolo de Ormuz é o fogo, estando presente em todas as cerimônias como representação viva do deus maior.
Ao contrário de outras religiões, o zoroastrismo não atribui grande importância à fé ou a crença, o fundamental são as boas atitudes e os bons pensamentos, o homem é o responsável pelos seus atos e pelas suas escolhas e colherá o fruto delas, cabe a cada um lutar contra os maus pensamentos e as más ações, trabalho este que nunca está concluído, é um esforço diário e constante. Só através deste esforço o homem pode alcançar uma vida feliz. O zoroastrismo desenvolveu uma avançada visão metafísica, onde os pensamentos geram realidade. Quando o homem nutre bons pensamentos o universo passa a conspirar a seu favor, quando elabora maus pensamentos, isola-se e enfrenta toda sorte de dissabores.
Os ensinamentos desta religião estão contidos nas escrituras sagradas chamadas de Zend Avesta, que são compostas de três partes: a primeira chama-se Vendida e contém as leis religiosas e histórias míticas antigas; a segunda chama-se Visparad e a terceiraYasna, segundo a tradição este livro contém a conversa entre Zaratustra e Ormuz.
O zoroastrismo é uma religião positivista, ética, baseada no conhecimento e na responsabilidade individual, seus ensinamentos estabelecem a prática das boas ações, a pureza de pensamentos, palavras e obras, a pureza de coração, a verdade, a caridade, a bondade, a humildade, o respeito, a amizade, a felicidade.
As principais características deste sistema religioso são:
        Dualismo;Crença na imortalidade da alma, na vinda de um messias, na         ressurreição dos mortos, no juízo final;Condenação da cobiça, calúnia, usura, ascetismo, jejum;Divindades não representadas em escultura;Inexistência de templos;
Atualmente o oriente médio foi convertido ao islamismo, entretanto ainda há seguidores do zoroastrismo, cujos princípios apesar de terem sido estabelecidos há milhares de anos, mostram-se bastante atuais, coincidindo com muitas idéias vigentes em vários sistemas religiosos modernos.

Zaratustra

Protestantismo

Lakewood Church, a maior igreja protestante dos EUA.
 A maior igreja protestante dos EUA, Lake wood Church.

Protestantismo é, ao lado do Catolicismo, um dos grandes ramos do Cristianismo. O nome “protestante” provém dos protestos dos cristãos do século XVI contra as práticas da Igreja Católica. Em alguns países, especialmente no Brasil, o termo “protestante” é substituído por “evangélico”, retirando a conotação polêmica da palavra e dando uma característica mais positiva e universal.
O movimento protestante surgiu na tentativa de Reforma da Igreja Católica iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI. Os motivos para esse rompimento incluíram principalmente as práticas ilegítimas da Igreja Católica, além da divergência em relação a outros princípios católicos, como a adoração de imagens, o celibato, as missas em latim, a autoridade do Papa, entre outros.

Para os protestantes, a salvação é dada através da graça e bondade de Deus, na qual cada pessoa pode se relacionar diretamente com seu Criador, sem a necessidade de um intermediário; diferentemente da fé católica, a qual diz que o único método de se obter a salvação é através dos sacramentos e rituais para purificação da alma feitos através de pessoas santificadas (padres, bispos, etc.).

Os protestantes defendem a crença de que a única autoridade a ser seguida é a Palavra de Deus, presente na Bíblia Sagrada. Desta forma, através da ação do Espírito Santo, os cristãos, ao lerem a Bíblia, têm uma maior harmonia com Deus. Por esse motivo, a partir da Reforma Protestante, a Bíblia foi traduzida para diversas línguas e distribuída sem restrições para as pessoas.
O protestantismo pode ser subdividido em ramos, como o luteranismo, calvinismo, anglicanismo, etc. Atualmente, costuma-se classificar as igrejas protestantes em pentecostais e neopentecostais.

No Brasil, o protestantismo foi trazido pelos holandeses entre os anos de 1624 e 1625, tendo sido propagado principalmente entre os índios. Pesquisas recentes mostram o crescimento do protestantismo no Brasil: em 1970, o Censo do IBGE registrava cerca de 4,8 milhões de evangélicos; em 1980, 7,9 milhões; em 1991, 13,7 milhões; em 2000, 26,1 milhões. Segundo o IBGE, se esse crescimento se mantiver estável ao longo dos anos, no ano de 2020, metade da população brasileira será evangélica.

Sabe-se que existe atualmente cerca de 593 milhões de protestantes no mundo. O país mais protestante do mundo é os Estados Unidos da América, com quase 163 milhões de protestantes.

Prece Cantada de Francisco de Assis


 A Deus eu entreguei, O barco do meu ser E entrei no mar a fora. Pra longe eu naveguei. Não vejo mais o cais. Só Deus e eu agora.

Oração para pedir prosperidade


Eu Sou a luz da Prosperidade atuando aqui,

pensamentos em forma de energias

transmutando, tornando reais as realizações,
tornando possíveis minhas materializações.

Eu Sou a prosperidade infinita, a lei das
probabilidades.
Eu Sou o que Eu Sou; Eu Sou um com o Pai, aparando
todas as deficiências e transformando as
possibilidades.
Deus eliminai todas as energias vindas de satanás e protegei seu servo (diga seu nome) e lhe abençoe com saúde e fartura abundante.

Eu  Sou a extensão da divina prosperidade, pois Deus

flui através de mim.
Amém.

Oração para afastar males espirituais



Deus Pai, Deus Filho (fazer o sinal da cruz), Deus Espírito Santo, ó Santíssima Trindade, descei sobre nós. Ó Virgem Imaculada, Anjos, Arcanjos e Santos do paraíso, intercedei por nós.

Fortalecei-nos, Espírito Santo. Formai-nos, enchei-nos de vós, e servi-vos de nós. Expulsai de nós todas as forças do mal, aniquilai-as, destruí-as, para que fiquemos bem e possamos praticar o bem.


Afastai de nós os malefícios, a bruxaria, a magia negra, as missas negras, os feitiços, as amarrações, as maldições, os maus olhados, a infestação diabólica, a possessão diabólica, a obsessão diabólica; tudo o que é mal, pecado, ódio, inveja e perfídia; a doença física, psíquica, moral, espiritual e diabólica.


Queimai todos estes males no inferno para que nunca mais nos possam prejudicar, nem a nenhuma outra criatura do mundo.


Com a força de Deus Todo-Poderoso, em nome de Jesus Cristo (fazer o sinal da cruz), o Redentor, e pela intercessão da Virgem Imaculada, ó Deus Espírito Santo: ordenai a todo mal presente, a todos os espíritos impuros, que nos deixem imediatamente para nunca mais voltar, que vão para o fogo eterno, acorrentados pelo Arcanjo Miguel, por São Gabriel, São Rafael e por nossos santos, Anjos da Guarda, e esmagados pelos pés da Santíssima Virgem imaculada.



Rezar um credo
um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Glória ao pai