dezembro 07, 2012

Monoteísmo



Crença em um só Deus. (As três grandes religiões monoteístas são o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, embora este último negue a referida designação ao cristianismo, por sua doutrina da Trindade. Algumas seitas cristãs são exclusivamente monoteístas e negam o dogma da Trindade, como os monarquianos.)

Politeísmo

[ilustração: Divindades indianas. Templo em Khajuraho.
]



É chamada de politeísmo a crença na existência de diversos deuses, comum no Egito, Grécia e Roma Antigas. As principais divindades são geralmente ligadas às forças da natureza, são antropomórficas e imortais.

No antigo Egito, os principais deuses eram: o deus Amon-Rá (Sol), a deusa Ísis (da fertilidade), e o deus Osíris (da fecundidade). A personificação dos deuses na Terra eram os faraós, também adorados pelos egípcios. A crença de que a alma, imortal, voltaria para o corpo é a explicação para a mumificação. As pirâmides do Egito eram construídas como tumulo dos faraós. Outros deuses eram representados por figuras com características animais, como a vaca (Hathor), o falcão (Thoth), entre outros.
Na Grécia Antiga, os principais eram: Zeus (deus dos deuses), Afrodite (deusa do amor), Ares (deus da guerra),Poseidon (deus dos mares e oceanos), entre outros. Os deuses gregos apresentavam características, sentimentos e comportamentos, comuns aos seres humanos, como bondade, maldade, vingança, ódio, egoísmo, força, etc. Com tantas semelhanças entre humanos e deuses, havia a crença de que os grandes heróis gregos, como Hércules, eram filhos de relacionamentos entre humanos e deuses.
Os deuses cultuados na Roma Antiga eram muito semelhantes aos da Grécia, pois foi quando o império romano invadiu a Grécia que o politeísmo foi difundido entre os romanos. Como conseqüência, os deuses nas duas civilizações têm as mesmas características, mas possuem nomes diferentes. Os principais deuses eram: Júpiter (deus dos deuses), Vênus (deusa do amor), Marte (deus da guerra), Netuno (deus dos mares e oceanos), entre outros.
O politeísmo foi deixado de lado com o avanço do cristianismo, religião monoteísta (crença em um único deus), e atualmente é encontrado em religiões ou cultos de origem africana.
No entanto, existe uma discussão em relação ao monoteísmo do cristianismo. Para alguns estudiosos, o cristianismo é politeísta, pois prega a crença na Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

dezembro 04, 2012

Oração a santa terezinha




Minha Santa Terezinha do Menino Jesus, que prometestes enviara uma chuva de rosas sobre o mundo, eu vos peço: realizai em minha vida vossa consoladora promessa. Preciso de uma chuva de graças que lave minha alma nas águas das bênçãos do Pai. Intercedei por mim junto ao vosso Bem-Amado Jesus. Acompanhai-me com vossas orações, aumentai minha confiança na misericórdia divina. Desejo andar a passos largos no Pequeno Caminho que trilhastes, caminho todo feito de dependência e entrega aos desígnios amorosos de Deus.
Alcançai-me a graça de não duvidar do amor que Jesus tem por mim. Ajudai-me a crer diariamente no amparo de Deus sobre minha vida quando estou aflito, quando estou ansioso, quando estou enfermo, quando me sinto fraco e desencorajado para orar, trabalhar e amar.
Concedei-me da parte de Jesus, o dom da alegria, a capacidade de sorrir e crer, mesmo quando houver escuridão dentro de mim. Fizestes do Amor o objetivo e sentido de vossa breve vida. Enfrentastes com um sorriso todas as provações e nada negastes ao Bom Deus. Que Jesus, vosso Amado Esposo, esteja sempre comigo e com as pessoas que amo. Atendei-me nesta graça que com insistência vos peço (fazer o pedido) Amém.

Oração a nossa senhora da rosa mística




Rosa Mística, Virgem Imaculada, Mãe da Graça, para honra de Vosso Divino Filho, nos prostramos diante de Vós implorando a misericórdia de Deus: Não por nossos méritos mas pelo amor de Vosso Coração Maternal, nós vos suplicamos que nos concedais proteção e graça com a certeza de que nos haveis de atender.
Ave Maria…
Rosa Mística, Mãe de Jesus, Rainha do Santo Rosário e Mãe da Igreja, Corpo Místico de Cristo, nós vos pedimos que concedais ao mundo, dilacerado pela discórdia, a unidade e a paz e todas aquelas graças que podem mudar o coração de tantos de teus filhos.
Ave Maria…
Rosa Mística, Rainha dos Apóstolos, fazei florescer à volta da Mesa da Eucaristia muitas vocações sacerdotais a religiosas que difundam, com a santidade de sua vida e com o zelo apostólico pelas almas, o Reino de Vosso Filho Jesus por todo o mundo. E derramai sobre nós também a abundância de Vossas graças celestiais!
Ave Maria… Salve Rainha…
Nossa Senhora da Rosa Mística, Mãe da Igreja, rogai por nós!

Frases de felicidade

A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos. (Thomas Hardy)
“A felicidade é uma das riquezas mais cruéis; quem a tem não pode dá-la e quem não a tem não pode recebe-la” Lincoln Coutinho
“A felicidade não é ausência de problemas, mas a capacidade de lidar com eles. Não há dever que tanto descuidemos como o de sermos felizes.” Robert Louis Stevenson
“O bem que fizemos na véspera é o que nos traz a felicidade pela manhã.” Provérbio hindu
“Antes de desejarmos fortemente uma coisa, devemos examinar primeiro qual a felicidade daquele que a possui.” La Rochefoucald
“A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade.” Aristóteles
“Para se ser feliz, nada melhor do que trocar preocupações por ocupações.” Masteeline
“A luta ansiosa pela felicidade é o que dá infelicidade a muita gente.” Hermógenes
“Queres ser feliz? Sê santo! Queres ser mais feliz? Sê mais santo! Queres ser muito feliz? Sê muito santo!” Josemaría Escrivá
“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente” Soren Kierkergaard
“Procurando o bem para os nossos semelhantes encontramos o nosso.” Platão
“A felicidade é um fruto que se colhe da felicidade que se semeia.”


 Frases de otimismo selecionadas a dedo à você leitor :“Não desista enquanto você ainda for capaz de fazer um esforço a mais. É nesse algo a mais que está a sua vitória.” Roberto Shinyashiki
“Sorria um para o outro, sorria para a sua esposa, sorria para o seu marido, sorria para o seus filhos, sorria um para o outro – não importa quem seja – e isso ajudará a crescer um amor de um pelo outro.” Madre Teresa de Calcutá
“Não há derrota que derrote quem nasceu para vencer.”
“É muito perigoso pedir um conselho. É muito arriscado dar um conselho. Se precisamos de ajuda, é melhor ver como as outras pessoas resolvem – ou não resolvem – seus problemas.” Paulo Coelho
Brigas, desentendimentos? Cuidado, pense antes de falar para não se arrepender depois. Ofensas não conduzem ao bom termo. Saiba que a dor por perder um amor é mais aguda quando vem junta com o arrependimento.” Inácio Dantas
“Vencedor é aquele que acredita em si próprio em sua capacidade de superar obstáculos.”
Nada na vida está realmente em nossas mãos… mas tudo está diante das nossas possibilidades.” Walter Grando
Você não pode impedir que os pássaros da tristeza voem sobre sua cabeça, mas pode, sim, impedir que façam um ninho em seu cabelo.” Provérbio Chinês

As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.” George Bernard Shaw

dezembro 03, 2012

Crenças e simbologias sobre cruzes



A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos, provém do grego staurós e do latim crux. Geometricamente é formado por duas linhas ou barras, que se cruzam num ângulo de 90 °. As linhas ou barras normalmente apresentam-se na horizontal e vertical, caso estiverem na diagonal, a figura é chamada de saudor ou aspa.  
     Este símbolo é utilizado por diversas religiões, principalmente a cristã.
     A cruz normalmente representa a divisão em quatro elementos/pontos cardeais, ou então, a divisão em dois lados opostos. Divino, na linha vertical e mundano, na linha horizontal. Mas também pode ser o lado feminino e masculino, a vida e a morte, entre outros…
     Durante o primeiro século do cristianismo, a cruz era raramente utilizada como um símbolo de fé e adoração, mas sim associado a um doloroso método de execução.
     O terceiro século do cristianismo associou-se a Cristo, sendo actualmente um dos símbolos mais importantes da igreja católica.


    A cruz Gamada ou Suástica é conhecida mundialmente, pois foi o símbolo de um movimento político-ideológico no nazismo.
    A Gamada simboliza a energia do cosmos em movimento, concedendo-lhe assim dois tipos de movimento, o destrógiro e o sinistrógiro.
    O destrógiro representa o movimento para a direita e neste caso especifico, simboliza o movimento evolutivo do universo.
    O movimento sinistrógiro é precisamente o contrário, ou seja, o movimento é para a esquerda remetendo-nos a uma dinâmica não evolutiva.










A cruz cristã é o mais conhecido símbolo religioso do cristianismo. É a representação do instrumento da crucificação de Jesus Cristo, e está relacionada ao crucifixo (cruz que inclui uma representação do corpo de Jesus) e à família mais ampla dos símbolos em forma de cruzes.
A cruz representou em diversas sociedades a interseção do plano material e do transcendental em seus eixos  perpendiculares.






cruz_invertida.jpgA cruz invertida é conhecida como a cruz de São Pedro. São Pedro governou a Igreja em Jerusalém durante aproximadamente 10 anos. Em 42 d.c. fundou a Igreja em Roma. Foi preso e crucificado e, nessa hora, pediu para que fosse crucificado de cabeça para baixo, dizendo: "Não sou digno de morrer como meu mestre Jesus". Seu pedido foi atendido e, desde então, essa cruz é conhecida como a cruz de São Pedro. A cruz invertida é também é conhecida por ser um dos símbolos dos satanistas medievais, pois suas cerimônias eram o inverso do Cristianismo.



           

Antigo símbolo egípcio que representa a vida, o conhecimento cósmico e o intercurso sexual. Também é conhecido por bruxos como a "Cruz Ansata", utilizado em rituais de encantamento, fertilidade e divinação.Todo faraó ao morrer levava a cruz junto às narinas para adquirir imortalidade. Ele era encontrado sempre nos hieróglifos, sendo segurado pelas divindades egípcias como se fosse uma chave, o que nos remete ao seu significado como "a chave dos portões que separam a vida e a morte", já que estes desenhos eram muito comuns em pirâmides mortuárias dos faraós.
O Ankh simboliza a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento. Ankh, conhecida também como cruz ansata, era na escrita hieroglífica egípcia o símbolo da vida. Conhecido também como símbolo da vida eterna. Os egípcios a usavam para indicar a vida após a morte. Hoje, é usada como símbolo pelos neopagãos. A forma do ankh assemelha-se a uma cruz, com a haste superior vertical substituída por uma alça ovalada. Em algumas representações primitivas, possui as suas extremidades superiores e inferiores bipartidas.
Há muitas especulações para o surgimento e para o significado do ankh, mas ao que tudo indica, surgiu na Quinta Dinastia. Quanto ao seu significado, há várias teorias. Muitas pessoas vêem o ankh como símbolo da vida e fertilidade, representando o útero.
A alça oval que compõe o ankh sugere um cordão entrelaçado com as duas pontas opostas que significam os princípios feminino e masculino, fundamentais para a criação da vida. Em outras interpretações, representa a união entre as divindades Osíris e Ísis, que proporcionava a cheia periódica do Nilo, fundamental para a sobrevivência da civilização. Neste caso, o ciclo previsível e inalterável das águas era atribuído ao conceito de reencarnação, uma das principais características da crença egípcia. A linha vertical que desce exatamente do centro do laço é o ponto de intersecção dos pólos, e representa o fruto da união entre os opostos.
Apesar de sua origem egípcia, ao longo da história o ankh foi adotado por diversas culturas. Manteve sua popularidade, mesmo após a cristianização do povo egípcio a partir do século III. Os egípcios convertidos ficaram conhecidos como Cristãos Cópticos, e o ankh (por sua semelhança com a cruz utilizada pelos cristãos) manteve-se como um de seus principais símbolos, chamado de Cruz Cóptica.
No final do século XIX, o ankh foi agregado pelos movimentos ocultistas que se propagavam, além de alguns grupos esotéricos e as tribos hippies do final da década de 60. É utilizado por bruxos contemporâneos em rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação; ou como um amuleto protetor de quem o carrega. O ankh também foi incluído na simbologia da Ordem Rosa-Cruz, representando a união entre o reino do céu e a terra. Em outras situações, está associado aos vampiros, em mais uma atribuição à longevidade e imortalidade. Ainda encontra-se como uma alusão ao nascente-poente do Sol, simbolizando novamente o ciclo vital da natureza.
Ankh se popularizou no Brasil no início dos anos 70, quando Raul Seixas e Paulo Coelho (entre outros) criaram a Sociedade Alternativa. O selo desta sociedade, possuía um Ankh adaptado com dois degraus na haste inferior, simbolizando os Degraus da Iniciação, ou a chave que abre todas as portas. Numa outra interpretação, representa o laço da sandália do peregrino, ou seja, aquele que quer caminhar, aprender e evoluir.
Na cultura pop, ele foi associado pela primeira vez ao vampirismo e à subcultura gótica através do filme The Hunger – Fome de Viver (1983), em que David Bowie e Catherine Deneuve protagonizam vampiros em busca de sangue. Há uma cena em que a dupla, usando ankhs egípcios, está à espreita de suas presas numa casa noturna ao som de Bela Lugosi's Dead, do Bauhaus. Assim, elementos como a figura do vampiro, o ankh e a banda Bauhaus podem actuar num mesmo contexto; neste caso, a subcultura gótica. Possivelmente, através deste filme, o ankh foi inserido na subcultura gótica e pelos adeptos da cultura obscura, de uma forma geral. Mais tarde a personagem Morte, da HQ Sandman, seria o mais famoso ícone na cultura pop relacionando o ankh e a subcultura gótica.
Desse modo, vemos que o ankh não sofreu grandes variações em seu significado e emprego primitivo, embora tenha sido associado a várias culturas diferentes. Mesmo assim lhe foi atribuído um caráter negativista por aqueles que desconhecem a sua origem e significados reais, associando este símbolo, erradamente, a grupos e seitas satânicas ou de magia negra.
O Ankh é um símbolo que significa, entre outros, a imortalidade. É encontrado nas gravuras e hieróglifos a partir da 5ª Dinastia egípcia, principalmente nos Templos de Luxor, Medinet Habu, Hatshepsut, Karnak e Edfu. Além de obeliscos, túmulos e murais.
No túmulo de Amenhotep II, vemos o Ankh sendo entregue ao faraó por Osíris, concedendo a ele o dom da imortalidade, ou o controle sobre os ciclos vitais da natureza, ou seja, o início e fim da vida. Em algumas situações, é encontrado próximo a boca das figuras dos deuses, neste caso significa um Sopro de Vida. Na tumba de Tutankhamon, foi encontrado um porta-espelho na forma de Ankh, já que a palavra egípcia para espelho também é Ankh. Sua presença também é marcante em objetos cotidianos, como colheres, espelhos e cetros utilizados pelo povo do Egito.
No Ocidente, o Ankh é conhecido como Cruz Egípcia ou Cruz Ansata. Esta segunda denominação tem origem na palavra latina Ansa, que significa Asa. Além destas, o encontramos como Chave do Nilo (ou da vida), Cruz da Vida ou simplesmente Cruz Ankh.
Porém, a maioria dos conceitos ocidentais não é correto, pois os egípcios da Antigüidade desconheciam a fechadura. Portanto, não seria possível associá-lo a uma chave.
A forma do Ankh assemelha-se a uma cruz, com a haste superior vertical substituída por uma alça ovalada. Em algumas representações primitivas, possui suas extremidades superiores e inferiores bipartidas.
A alça oval que compõe o Ankh, sugere um cordão entrelaçado com as duas pontas opostas que significam os princípios feminino e masculino, fundamentais para a criação da vida. Em outras interpretações, representa a união entre as divindades Osíris e Ísis, que proporcionava a cheia periódica do Nilo, fundamental para a sobrevivência da civilização. Neste caso, o ciclo previsível e inalterável das águas era atribuído ao conceito de reencarnação, uma das principais características da crença egípcia. A linha vertical que desce exatamente do centro do laço, é o ponto de intersecção dos pólos, e representa o fruto da união entre os opostos.
Apesar de sua origem egípcia, ao longo da história o Ankh foi adotado por diversas culturas. Manteve sua popularidade, mesmo após a cristianização do povo egípcio a partir do século III. Os egípcios convertidos ficaram conhecidos como Cristãos Cópticos, e o Ankh (por sua semelhança a cruz utilizada pelos cristãos) manteve-se como um de seus principais símbolos, chamado de Cruz Cóptica.
No final do século XIX, o Ankh foi agregado pelos movimentos ocultistas que se propagavam; além de alguns grupos esotéricos e as tribos hippies do final da década de 60. É utilizado por bruxos contemporâneos em rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação; ou como um amuleto protetor de quem o carrega. O Ankh também foi incluído na simbologia da Ordem Rosa-Cruz, representando a união entre o reino do céu e a terra. Em outras situações, está associado aos Vampiros, em mais uma atribuição à longevidade e imortalidade. Ainda encontra-se como uma alusão ao nascente-poente do Sol, simbolizando novamente, o ciclo vital da natureza.






Uma Cruz Celta é um símbolo que combina a Cruz Cristã com um anel envolvente. É um símbolo característico do Cristianismo Celta, embora tenha origens anteriores a esse período. Cruzes deste tipo são comuns na Arte Celta. Em algumas ocasiões a Cruz Celta é também referida como Cruz Irlandesa ou Cruz de Iona.








A cruz de Malta ou cruz de São João é identificada como o símbolo do guerreiro cristão. 

É uma cruz com oito pontas e tem a forma de quatro braços em V que se juntam em suas bases. Seu desenho é baseado nas cruzes usadas desde a Primeira Cruzada.

Emblema dos Cavaleiros de São João, que foram levados pelos turcos para a ilha de Malta. A força de seu significado vem de suas oito pontas, que expressam as forças centrípetas do espírito e a regeneração. 

Judaísmo

Menorá


  O judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Originou-se por volta do século XVIII a.C., quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida. Seu desenvolvimento ocorreu de forma conjunta ao da civilização hebraica, através de Moisés, Davi, Salomão etc., sendo que foram esses dois últimos os reis que construíram o primeiro templo em Jerusalém.
Os judeus acreditam que (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus. Para o judaísmo, o pecado mais mortal de todos é o da idolatria, ou seja, a prática de adoração a ídolos e imagens.
Os cultos são realizados em templos denominados sinagogas. Os homens usam uma pequena touca, denominada kippa, como forma de respeito para com Deus. Os principais rituais são a circuncisão, realizada em meninos com 8 dias de vida, representando a marca da aliança entre Deus e Abraão e seus descendentes; e o Bar Mitzvah (meninos) e a Bat Mitzvah (meninas), que representam o início da vida adulta.
Os livros sagrados dentro do judaísmo não fazem referência à vida após a morte, no entanto, após o exílio na Babilônia, os judeus assimilaram essa ideia. Na verdade, essas crenças variam conforme as várias seitas judaicas. A base da religião judaica está na obediência aos mandamentos divinos estabelecidos nos livros sagrados, uma vez que, para eles, isso é fazer a vontade de Deus e demonstrar respeito e amor pelo criador.
O judaísmo é a religião monoteísta que possui o menor número de adeptos no mundo, cerca de 12 a 15 milhões.

Oração pela cura e libertação




Senhor, Pai eterno, em nome do teu filho, nosso senhor Jesus Cristo, derrubamos com o poder do Espírito Santo, todas as fortalezas da mentira, feitiçaria, escravidão espiritual, presunção e orgulho na vida de (dizer o nome).
Senhor Pai amoroso, usando a autoridade que nos foi concedida pelo Senhor Ressuscitado, vencedor de todo mal e da morte eterna, derrubamos as barreiras que se levantam em (dizer o nome) contra teu conhecimento e adoração.
Senhor Pai Justo e Santo, em nome de Cristo Ressuscitado, único Senhor do universo, nós agora expulsamos de (dizer o nome) todas as trevas e influências malignas em todas as áreas de seu ser, assim como todo e qualquer domínio de satanás. Senhor, possa ter sobre (dizer o nome).
Neste instante, pelo Sangue do Senhor Jesus, que está na sua glória intercendo por nós, libertamos (dizer o nome) para que ele viva reconciliado Contigo, se converta, confesse seus pecados e seja, doravante Teu(Tua) filho(a) obediente. E agradecemos-te por isto, Senhor.
Pela autoridade do nome oniponte do Senhor Jesus, eu quebro todo poder de satanás sobre a vida de (dizer o nome), e reclamo sua salvação , cura e libertação de todo malefício, macumba, controle mental, insegurança, medo, para que "a sua alegria seja perfeita" e o Sangue precioso do Senhor Jesus Cristo produza em (dizer o nome) os frutos do Espírito Santo. 
Santa Maria, mãe de Deus, roga por este teu (tua) filho(a) (dizer o nome) por sua conversão, salvação e libertação. Amém.

Oração aos anjos


Ó poderoso Arcanjo São Gabriel, a vossa aparição à Virgem Maria de Nazaré trouxe ao mundo, que estava mergulhado em trevas, luz. Assim falastes à Santíssima Virgem; “Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo… o Filho que de ti nascer será chamado Filho do Altíssimo”.
São Gabriel intercedei por nós junto à Virgem Santíssima, Mãe de Jesus, Salvador. Afastai do mundo as trevas da descrença e da idolatria. Fazei brilhar a luz da fé em todos os corações. Ajudai a juventude a imitar Nossa Senhora nas virtudes da pureza e da humildade. Dai força a todos os homens contra os vícios e o pecado. São Gabriel! Que a luz da vossa mensagem anunciadora da Redenção do gênero humano, ilumine o meu caminho e oriente toda a humanidade rumo ao céu.
São Gabriel, rogai por nós, amém.




Oração ao anjo Rafael


Poderoso arcanjo Rafael, vós que estais sempre vigilante 
diante da face do Deus Altíssimo,

que vos dignastes orientar Tobias para chegar a um feliz casamento,
que nos prevenistes que o demônio Asmodeu, 
que fez morrer os sete noivos de Sara, 
ainda hoje se intromete nas famílias 
que se afastam dos mandamentos de Deus
e este espírito maligno que desmancha a felicidade do casal 
e desune os membros da família 
eu vos peço, 

guiai os jovens namorados, 
orientai os casais de noivos para cheguem a um feliz casamento; 
sede sentinela vigilante 
à porta de todos os lares cristãos
para impedir a entrada do mau espírito da desconfiança, 
da desarmonia, 
da discórdia, 
da infidelidade, 
do ciúme 
e do ódio.

São Rafael, 

fazei reinar em nossas famílias o amor,
o respeito 
e a compreensão entre esposo e esposa e entre pais e filhos; 
fazei florescer a verdadeira felicidade em todos os lares.

São Rafael, 

abençoai-nos 
e defendei-nos.

Amém.


Oração ao anjo Uriel
Arcanjo Uriel dê-nos a paz incondicional,
E a compreensão de que somos os encarregados de
Melhorar nossas vidas e assuntos.
Que possamos compreender que a provisão está ao nosso dispor,
Que Deus é a fonte da prosperidade,
Que o homem, nascido à sua imagem e semelhança,
É merecedor
Arcanjo Uriel, ajude-nos a abrir as portas da abundância
De bens materiais e espirituais,
Para nos elevarmos acima de nossos próprios temores.
E tornar-nos um (a) filho (a) divino de
Um poderoso Deus Pai.
Amém.





Novena aos anjos



Os Anjos são companheiros de caminho, protetores e intercessores.
A eles recorremos em caso de perigo, em momentos de angústia e desolação, quando nos sentimos tristes por problemas econômicos, familiares, e de saúde.
Eles nos dão grande ajuda e por estarem tão perto de Deus nos transmitem a paz e a serenidade que ele oferece a todos os seus filhos e filhas.
Antes de iniciar a novena, renovemos nossa confiança em Deus, na certeza de que ele nos escuta e que a través de seus Santos Anjos nos mostrará sua vontade.
Nos disporemos a acolher sua vontade, e se ele considerar oportuno nos dará o que com esta novena queremos pedir.
Faremos um momento de silêncio, apresentando a Deus por intercessão de seus Anjos nossas necessidades.
Oração Inicial para todos os dias

Anjo Santo, amado por Deus, que por divina disposição, me ten tomado sob tua proteção desde o primeiro instante de minha vida, jamais tens deixado de defender-me, de iluminar-me e de guiar-me.
Te venero e te amo como protetor, me coloco sob tua proteção e confio profundamente em tua companhia.
Te peço, pelo amor de Jesus Cristo que escutes minhas súplicas e as leves com amor ante Deus, conduzi-me pelo caminho seguro quando meus passos se desviarem, ensinai-me, quando necessite orientação, levantai-me, quando meus pés tropeçarem, consolai-me na aflição, protegei-me quando estiver em perigo e levai a súplica que te apresento hoje, ante Deus, nosso Pai e protetor.
Amém!
Oração Final para todos os dias

Pai Bom e misericordioso, Vós que em muitas ocasiões vos valeis dos Santos Anjos para dar-nos a conhecer vossa vontade, vos pedimos confiantes em sua permanente companhia e proteção, agora que vos rogamos, nos ajudes a descobrir o que Vós, Pai bondosos, desejais para nós .
Santos Anjos, intercedam por nós e ajudai-nos a acolher em nosso coração a vontade de Deus.
Amém!
Primeiro Dia

Rezar a Oração Inicial
Depois da morte de Herodes, o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito e lhe disse: "Levantai e regressa com o Menino e sua Mãe a terra de Israel, porque já está morto os que queriam matar ao Menino".
José, pois, se levantou, tomou ao Menino e a sua Mãe, e voltaram a terra de Israel.
Palavra de Deus
Oração:
Santos Anjos, acudimos a Vós para pedir por vossa intercessão, a poderosa ajuda de Deus neste momento particular de nossa vida; e hoje, de uma maneira muito especial queremos pedir por (se pede a graça). Amém.
Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.
Segundo Dia

Rezar a Oração Inicial
Enquanto o povo permanecia fora, em oração, apareceu o Anjo do Senhor.
O Anjo estava de pé a direita do altar do incenso.
Zacarias, ao vê-lo, se turbou e teve medo.
O Anjo lhe disse então: "Não temas, Zacarias, porque tua oração tem sido escutada, e tua esposa Isabel te dará um Filho ao que chamarás João.
Grande será tua felicidade, e muitos se alegrarão com seu nascimento, porque teu Filho tem de ser grande ante o Senhor .
Não beberá vinho nem licor, e estará cheio do Espírito Santo, já desde o seio de sua Mãe.
Palavra de Deus
Oração:
Anjo de Deus, hoje venho ante vós para dar-vos graças por vossa poderosa intercessão, por comunicar-me os desígnios de Deus e por deixar em meu coração a serenidade, paz e valentia para continuar caminhando na vida.
Amém!
Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.
Terceiro Dia

Mas o Anjo lhe disse: "Não temas, Maria, porque tens encontrado o favor de Deus.
Vais ficar grávida e darás a luz a um Filho, ao que darás o nome de Jesus .
O exaltarão e com razão o chamarão: Filho do Altíssimo, Deus lhe dará o trono de David, seu antepassado.
Governará para sempre o povo de Jacob e seu reino não terminará jamais".
Disse Maria: "Eu sou a escrava do Senhor; que se faça em mim o que tens dito".
Depois destas palavras o Anjo se retirou.
Palavra de Deus
Oração:
Santos Anjos, graças por comunicar-nos que a presença de Deus se manifesta no cotidiano de nossa vida.
Lhes pedimos que intercedam ante Ele para que ainda nos acontecimentos que nos parecem absurdos, tristes e dolorosos possamos ver o amor de Deus e o que dali serve para dar um novo sentido a nosso caminhar na vida.
Amém!
Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.
Quarto Dia

O Anjo do Senhor se lhes apareceu, e os rodeu de claridade da Glória do Senhor, e todo isto lhes produziu um medo enorme.
Mas o Anjo lhes disse: "Não temam, porque eu venho a comunicar-lhes uma boa nova que será motivo de muita alegria para todo o povo.
Hoje nasceu para vocês na cidade de David um Salvador que é Cristo Senhor .
Palavra de Deus
Oração:
Santos Anjos de Deus, sentimos que cada dia necessitamos renovar nossa fé e nossa esperança; que a alegria do nascimento de Jesus nos comunique otimismo e nos alente na busca de caminhos novos que conduzam a paz. Amém.
Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.
Quinto Dia

Depois se afastou deles como a distância de quando se atira uma pedra, e de joelhos, orava dizendo: "Pai, se queres, aparta de mim esta prova.
Sem dúvida, que não se faça minha vontade mas sim a tua".
Então lhe apareceu um Anjo do céu que vinha a animá-lo, e começou a lutar contra a morte.
Orava com mais insistência e seu suor se converteu em grandes gotas de sangue, que caiam até o solo.
Palavra de Deus
Oração:
Santos Anjos, graças porque nos momentos mais difíceis da vida vocês tem sido uma luz no caminho, nos tem comunicado esperança e tem iluminado na fé nosso sofrimento.
Lhes pedimos que nos comuniquem a esperança e que as dificuldades não nos deixem apagar a presença de Deus em nossa vida. Amém.
Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.
Sexto Dia

Passado o Sábado, ao despertar a aurora do primeiro dia da semana, foram Maria Madalena e a outra Maria a visitar o sepulcro.
De repente se produziu um grande temor.
O Anjo do Senhor baixou do céu e, chegando ao sepulcro, fez rolar a pedra que o fechava e se sentou encima.
Seu aspeto era como o relâmpago e suas roupas brancas como a neve.
Ao vê-lo os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos.
O Anjo disse as mulheres: "vocês, não temam, porque eu sei que buscam a Jesus crucificado.
Não está aqui.
Tem ressucitado tal como o havia anunciado.
Palavra de Deus
Oração:
Santos Anjos, lhes pedimos por todas as pessoas que sofrerem por causa da violência, as vitimas e suas famílias, as pessoas que se esquecem que todos somos irmãos e causam sofrimento e dor ; intercedam por todos para que a solidariedade e a confiança em Deus se façam presentes em nossas vidas. Amém.
Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.
Sétimo Dia

A noite anterior ao dia em que Herodes se propunha apresentá-lo ao povo, Pedro dormia entre dois soldados, atado com duas cadeias; outros guardas vigiavam ante a porta do cárcere.
De repente, se apresentou o Anjo do Senhor e a cela se encheu de luz.
O Anjo tocou a Pedro no peito, o despertou e lhe disse: "Levanta-te, rápido", e as cadeias caíram de suas mãos.
Então o Anjo lhe ordenou: "Cinge o manto e coloca as sandálias". Assim o fez. e o Anjo continuou: "Põe teu manto e sigam-me".
Palavra de Deus
Oração:
Santos Anjos de Deus, graças porque suas palavras nos motivam a encontrar em Deus uma razão nova para viver, um desejo profundo de libertação.
lhes pedimos que nos ajudem a sermos fortes quando necessitamos transformar nossos cárceres interiores em lugares de encontro e de paz. Amém.
Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.
Oitavo Dia

Como a dias que não comiam, Paulo se pôs em meio deles e disse: "Amigos, haveria sido melhor seguir meu conselho quando lhes disse que não saíssemos de Creta; nós teríamos evitado este perigo e esta perda.
Mas agora vos convido a que recobrem ânimo, porque nenhum de vocês morrerá, somente se perderá o barco.
Pois a noite me apareceu um Anjo de Deus a quem pertenço e a quem sirvo que me disse: "Paulo, não tenhas medo, tens que apresentar-te ante o César e Deus te concede a vida de todos os que navegam contigo".
Palavra de Deus
Oração:
Santos Anjos de Deus, lhes pedimos que nos ajudem a criar em nossa sociedade a cultura da vida, que infundam em nossos corações os valores do respeito, a solidariedade e a tolerância para que a vida seja um sinal do amor de Deus a humanidade. Amém.
Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.
Nono Dia

Então na presença deles, Jesus foi levantado e uma nuvem o ocultou.
Enquanto olhavam fixamente ao céu até onde ia Jesus, lhes apareceram dois homens vestidos de branco que lhes disseram: "homens de Galiléia o quê fazem aqui olhando ao céu?
Este que foi levado, este mesmo Jesus, virá como o viram subir ao céu".
Palavra de Deus
Oração final
Santos Anjos de Deus, ao concluir esta novena queremos agradecer-lhes, sua presença permanente em nossa vida, sua companhia que nos inspira a fazer o bem e que nos conduz a Deus.
Que pela intercessão de vocês, o Senhor nos obtenha as graças necessárias para viver melhor nossa fé e o que confiantemente lhes temos pedido.
Amém!
Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória e a oração final.

A Maneira de Deus Lidar com os Pecados dos Cristãos


Purificação 
Depois que uma pessoa crê no Senhor Jesus, todos os seus pecados passados são
perdoados pela obra redentora do Senhor. Mas que deve ela fazer, se pecar novamente depois de
crer e ter sido salva? Não é correto pecar, mas pecar é um fato que ocorre na vida. É uma
vergonha um cristão pecar, mas também é um fato inegável que os cristãos pecam. Sabemos que
não devemos falhar nem cometer erros. Mas devemos admitir que realmente temos momentos de
fracasso e de fato cometemos erros. Então, que faremos com esses pecados? Para sermos mais
específicos, o que Deus fará com esses pecados? Já mencionamos a punição temporária. Deus
nos adverte que, se nos tornarmos apóstatas, seremos punidos no reino milenar. Mas se
quisermos lidar com nossos pecados e ser purificados deles, que devemos fazer? Como podem
nossos pecados ser lavados e perdoados? Embora em toda a Bíblia haja somente três ou quatro
lugares que mencionam esse problema, eles nos proporcionam uma clara luz. A fim de sabermos
como lidar com esse problema, tudo o que temos de fazer é ler essas poucas passagens.

UMA ÚNICA PURIFICAÇÃO POR MEIO DO SANGUE
Comecemos pelo princípio. Sabemos que quando o Senhor Jesus foi crucificado na cruz,
Ele verteu Seu sangue para lavar todos os nossos pecados. Depois de lavar nossos pecados, Ele
assentou-se à direita de Deus (Hb 1:3). Se, depois de sermos salvos e purificados de nossos
pecados, nós pecarmos e nos corrompermos de novo, o sangue do Senhor Jesus lavará nossos
pecados novamente? O homem pensa que se pecar, o sangue do Senhor Jesus terá de purificar
os seus pecados novamente. Mas não há tal verdade na Bíblia. O sangue purifica os nossos
pecados somente uma vez; nunca purifica duas vezes. Não há repurificação dos pecados do
homem.
O livro de Hebreus mostra-nos claramente que há somente uma purificação de pecados.
Hebreus 10:1-14 diz: “Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das
coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após
ano, perpetuamente, eles oferecem. Doutra sorte, não teriam cessado de ser oferecidos, porquanto
os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de
pecados? Entretanto, nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos, porque é
impossível que sangue de touros e bodes remova pecados. Por isso, ao entrar no mundo, diz:
Sacrifício e oferta não quiseste; antes, corpo me formaste; não te deleitaste com holocaustos e
ofertas pelo pecado. Então, eu disse: Eis aqui estou (no rolo do livro está escrito a meu respeito),
para fazer, ó Deus, a tua vontade. Depois de dizer, como acima: Sacrifícios e ofertas não quiseste,
nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste (coisas que se oferecem
segundo a lei), então, acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o
primeiro para estabelecer o segundo. Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a
oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após
dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca
jamais podem remover pecados; Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício
pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus
inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. Porque, com uma única oferta aperfeiçoou para
sempre quantos estão sendo santificados”.
Vemos que o Senhor Jesus ofereceu a Si próprio uma vez como oferta pelo pecado por
nossos pecados. Ele efetuou a redenção eterna uma vez por todas. Pela Sua obra única estamos
eternamente aperfeiçoados. O versículo 2 mostra que os que foram purificados, não mais têm
consciência dos pecados. Por isso, há somente uma oferta do Senhor Jesus. Não há uma segunda
oferta. Se alguém rejeitar esta oferta pelo pecado, não haverá outra oferta pelo pecado para ele.
Este é o motivo de o versículo 26 dizer que, se pecarmos deliberadamente, já não restam mais
sacrifícios pelos pecados. Os pecados de um pecador são perdoados por meio da cruz de Cristo.
Depois que um cristão é salvo, mesmo que ele peque, o Senhor Jesus não pode morrer por seus
pecados novamente. A Sua realização passada consumou tudo eternamente. Tudo está incluído
Nele.

Leiamos agora alguns versículos do capítulo 9. Os versículos 25, 26 e 28 dizem: “Nem
ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo
dos Santos com sangue alheio. Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas
vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma
vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado (...) assim também Cristo,
tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez,
sem pecado, aos que o aguardam para a salvação”. Sua vinda pela segunda vez não terá nada
que ver com seus pecados; antes, será para a salvação deles. Os versículos 12 a 14 dizem: “Não
por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos
Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. Portanto, se o sangue de bodes e de
touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à
purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se
ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao
Deus vivo!” O versículo 9, falando do primeiro tabernáculo, diz que ele é “uma alegoria para o
tempo presente” (VRC). Nesse tabernáculo “se oferecem assim dons como sacrifícios, embora
estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto”.
Lendo os capítulos 9 e 10 vemos que os sacrifícios do Antigo Testamento diferem do
sacrifício do Novo. Se eu estivesse no Antigo Testamento e cometesse um pecado, haveria
somente uma maneira de lidar com ele. Se eu tivesse bastante dinheiro, compraria um touro; se
não tivesse o suficiente, compraria um bode e se não tivesse recursos para nenhum deles,
compraria uma rola. Depois eu pediria a um sacerdote que ofertasse o sacrifício por mim para
expiação do meu pecado. Quando visse o touro ou o bode, meu coração se alegraria, porque
saberia que a oferta servira como substituto para minha punição. Por ser o sangue de touro ou
bode semelhante ao meu, Deus me perdoaria. Eu iria para casa satisfeito e com júbilo no coração,
e seria a pessoa mais feliz da terra, porque os meus pecados teriam sido perdoados; eu não teria
mais meus pecados. As trevas em minha consciência seriam removidas, e eu não mais sofreria.
Mas, dois dias depois, eu poderia começar a pensar: “E se não valer aquele sacrifício oferecido
outro dia? E se o sacerdote não houver feito o serviço corretamente?” Por causa desses
pensamentos, eu ficaria preocupado e sofreria novamente. Finalmente, eu decidiria comprar outro
touro ou bode, levá-lo-ia ao sacerdote e diria a ele que a oferta de pecado do outro dia não fora
bem feita, e pediria para refazer a oferta. O sacerdote, então, sacrificaria o touro ou o bode, e
oferecê-lo-ia mais uma vez a Deus, e eu me certificaria de que o touro ou o bode havia sido
oferecido pelos meus pecados.
No Antigo Testamento, quando a consciência incomodava, podia-se sempre trazer outro
touro ou bode como oferta pelos pecados por intermédio do sacerdote. Isso é o que Hebreus 9 nos
mostra. Ele diz que o sangue de touros e bode não faz uma obra completa. O capítulo 10 diz que,
se uma obra completa tivesse sido feita, não haveria mais consciência de pecados. Deus
considerava incompleta a obra de animais no tocante à consciência, porque cada vez que uma
pessoa perdesse a paz em sua consciência, ela sentiria que seus pecados ainda não haviam sido
plenamente tratados, e haveria necessidade de mais ofertas.
Entretanto, o apóstolo mostra-nos que um cristão não deve agir da mesma forma. O
sacrifício propiciatório que Deus estabeleceu no Novo Testamento não é um touro ou um bode,
mas o Seu próprio Filho. Quando Seu Filho veio à terra, Ele disse claramente que Deus não
desejava touros e bodes nem se agradava deles. Em vez disso, Deus preparou um corpo para Ele,
a fim de que Ele pudesse morrer para completar a obra da eterna redenção. O Senhor cumpriu na
cruz o sacrifício pela redenção eterna. Agora podemos obter essa redenção eterna. Ele ofereceu
um sacrifício pela redenção eterna, consumando assim a eterna redenção. Por causa desta
redenção eterna, estamos eternamente aperfeiçoados. Ele é o Filho de Deus. Por causa de Sua
obra eterna uma vez consumada, não precisamos mais fazer ofertas pelo pecado. Não mais
podemos fazer oferta pelo pecado para o mesmo pecado, porque o Senhor Jesus consumou toda
a obra.
O Filho de Deus não pode novamente ser crucificado pelos nossos pecados. Ninguém
pode pisar o sangue do Filho de Deus e torná-lo algo comum. E se algo é o único do gênero, é
precioso. Mas se houver duas coisas do mesmo gênero, elas são comuns. Tratar o sangue do
Filho como algo comum significa considerá-lo igual ao sangue de touros e bodes. Mas se honrar
Seu sangue e considerá-lo como algo único, ele lhe será precioso. A oferta pelo pecado,consumada por Ele, está aqui. Depois que o Senhor realizou Sua obra, Deus disse que não pode
haver nenhuma outra obra. O Filho de Deus não pode morrer novamente. Sua obra está
consumada. Se você a quiser, terá de crer Nele. Você não pode acrescentar nada a ela. Ou você
depende Dele ou nada tem. Depois que alguém recebe a luz por meio da verdade, para ele não há
mais sacrifício pelos pecados. Há somente uma oferta pelo pecado. Isso é o que pregamos.
Aqueles que vêm adorar por meio desse único sacrifício terão sua consciência purificada; eles não
mais terão consciência dos pecados. Todos os pecados deles foram lavados e eles não terão mais
consciência dos pecados. Além disso, não há necessidade de outra purificação. A Bíblia nunca
ensina a doutrina de uma segunda purificação. O sangue do Senhor Jesus não pode purificar-nos
novamente. Uma vez purificados, estamos purificados para sempre.