dezembro 07, 2012

Politeísmo

[ilustração: Divindades indianas. Templo em Khajuraho.
]



É chamada de politeísmo a crença na existência de diversos deuses, comum no Egito, Grécia e Roma Antigas. As principais divindades são geralmente ligadas às forças da natureza, são antropomórficas e imortais.

No antigo Egito, os principais deuses eram: o deus Amon-Rá (Sol), a deusa Ísis (da fertilidade), e o deus Osíris (da fecundidade). A personificação dos deuses na Terra eram os faraós, também adorados pelos egípcios. A crença de que a alma, imortal, voltaria para o corpo é a explicação para a mumificação. As pirâmides do Egito eram construídas como tumulo dos faraós. Outros deuses eram representados por figuras com características animais, como a vaca (Hathor), o falcão (Thoth), entre outros.
Na Grécia Antiga, os principais eram: Zeus (deus dos deuses), Afrodite (deusa do amor), Ares (deus da guerra),Poseidon (deus dos mares e oceanos), entre outros. Os deuses gregos apresentavam características, sentimentos e comportamentos, comuns aos seres humanos, como bondade, maldade, vingança, ódio, egoísmo, força, etc. Com tantas semelhanças entre humanos e deuses, havia a crença de que os grandes heróis gregos, como Hércules, eram filhos de relacionamentos entre humanos e deuses.
Os deuses cultuados na Roma Antiga eram muito semelhantes aos da Grécia, pois foi quando o império romano invadiu a Grécia que o politeísmo foi difundido entre os romanos. Como conseqüência, os deuses nas duas civilizações têm as mesmas características, mas possuem nomes diferentes. Os principais deuses eram: Júpiter (deus dos deuses), Vênus (deusa do amor), Marte (deus da guerra), Netuno (deus dos mares e oceanos), entre outros.
O politeísmo foi deixado de lado com o avanço do cristianismo, religião monoteísta (crença em um único deus), e atualmente é encontrado em religiões ou cultos de origem africana.
No entanto, existe uma discussão em relação ao monoteísmo do cristianismo. Para alguns estudiosos, o cristianismo é politeísta, pois prega a crença na Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Um comentário:

  1. Louvores (Glorificações, Homenagens, Saudações, Reverências, Honras, Exortações, Enaltações, Exaltações, Comunhões), Graças a: DEUS (PAI ETERNO SANTÍSSIMO SUPREMO), Todos os Serafins, Querubins, Arcanjos e Anjos Benditos, Santos(as), por tudo de bom, a mim! Sempre! Peço-Vos, por favor, que eu tenha: Perspicácias, Sensatez, Lucidez (muitas), a mim! Sempre (Mesmo)! Amém! Assim Seja! Amém!...

    ResponderExcluir